Ação voluntária realiza limpeza na praia de Escada

Na manhã deste sábado, 16, aconteceu uma ação em defesa do meio ambiente. A ação que iniciou na Biblioteca Paulo Freire no bairro de Escada contou com um bate-papo com os parceiros do Praia Boa é Nossa, do bairro de Praia Grande e depois o grupo seguiu até a praia de Escada.

Para Ladailza Teles, coordenadora da Biblioteca Paulo Freire, que fica em frente à Baía de Todos os Santos, essa iniciativa tem por objetivo zelar pela qualidade da praia e do meio ambiente.

“O que a gente tem percebido ao longo desses anos é que tem muita poluição na praia. E como estamos aqui na comunidade, precisamos também zelar pelo meio ambiente. Então nesse sentido a gente resolveu fazer essa ação, que vai ser a partir de hoje uma ação contínua”, destacou.

Antes da ação, houve um bate-papo sobre resíduos sólidos e a importância da reciclagem. “É importante a gente reciclar, ressignificar esse lixo que a gente pega. Então a Biblioteca Comunitária Paulo Freire reuniu moradores da comunidade, chamou parceiros, que é o pessoal do Praia Boa é Nossa, projeto em Praia Grande. Eles vieram, falaram sobre a importância de cuidar do meio ambiente. A ideia agora é dar continuidade e salvar o meio ambiente, começando das pequenas coisas que é do ambiente onde estamos e onde está a biblioteca”, pontuou a coordenadora

Carla Mirelli, tem  19 anos, é estudante de Arquivologia na Universidade Federal da Bahia. Ela destacou a importância em participar da ação comunitária. “Estamos fazendo uma ação comunitária de limpeza das praias de Itacaranha e Escada no subúrbio, para que não acumule resíduos, principalmente resíduos tóxicos, como petróleo, pilhas que ficam acumuladas no mar e não são decompostas, além de papel, por exemplo”, enfatizou.

A estudante fez questão de ressaltar a importância da participação de todos. “Então é importante que a comunidade esteja se reunindo nessa ação. Convido a todos para ir ás praias de Itacaranha e Escada e também seguir o perfil da Biblioteca  no Instagram,. Mirelli destaca que o interesse foi justamente porque é moradora do subúrbio. Ela mora em Itacaranha, onde cresceu convivendo na biblioteca e desenvolveu um afeto muito grande pelo lugar, e que a partir disso chegou a fazer alguns cursos de ação ambiental, agentes de resíduos sólidos e tudo isso foi despertando a vontade de participar de ações como a que aconteceu neste sábado (16).

Maria Crispine, Daiane Luísa e Dona Conceição também fazem parte do grupo de voluntárias que ajudam na limpeza da praia. Elas são moradoras da região e se sentem felizes em ajudar a cuidar do meio ambiente já que toda essa educação ambiental vem de geração a geração.

Essa ação se torna importante por conta de todo lixo que é encontrado na praia. Palmilha de tênis, roupas, plásticos diversos além de matérias de poluição tóxica.

Esse movimento de limpeza nas praias seguirá acontecendo e envolvem não somente ações nas praias, mas também em toda a comunidade incentivando o descarte de lixo em locais adequados. Nesta região da rua Almeida Brandão, próximo a antiga estação de trem, esquina com a Avenida Afrânio Peixoto, foi colocado um contêiner pela prefeitura para que as pessoas possam descartar em local adequados. 

Somente entre os meses de maio e agosto desse ano, a Limpurb retirou duas mil toneladas de lixo das praias de Salvador, onde realiza limpeza em toda extensão de praia da cidade, inclusive no subúrbio. (texto e fotos: Lula Fernandes / Repórter Hoje)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados