Festival de tapiocas anima o público da 14ª Feira da Agricultura Familiar

Queijo e presunto, carne do sol com queijo coalho, queijo com goiabada e até carne de caju são alguns dos sabores disponíveis nas tapiocarias da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, evento que acontece até amanhã (17/12), no Parque Costa Azul, em Salvador, com entrada gratuita.

O recheio é só parte do sucesso das tapiocarias da agricultura familiar de diversos cantos da Bahia, a exemplo de Conceição do Coité, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus e Irará, terra da beijuzeira Gilvanete Góes.

Gilvanete conta que o diferencial é a goma feita pelo grupo de mulheres. “Nós produzimos na nossa comunidade mais de 20 itens derivados do aipim e o nosso diferencial é que a gente trabalha com a goma da mandioca mesmo, natural, sem produto químico”, informa a agricultora familiar.

O sabor do beiju é aprovado pelos visitantes. “A Feira está bastante organizada, com espaço só para as tapiocas, que estão uma delícia”, comentou Jadiane Pereira. O seu marido, Isaque Pereira, ressaltou a memória afetiva da tapioca. “Meus pais são de Barrocas, no interior do estado, e eu sinto que estou valorizando de onde eu venho ao comer este beiju”, comentou o visitante.

Já na tapiocaria do povoado Lagoa Negra, de Feira de Santana, as mulheres produzem a mandioca e também a carne de caju, um sabor inovador. A beijuzeira Vanusa Pereira conta que a procura é grande por esse sabor. “O pessoal está gostando da nossa carne de caju. Fico muito feliz porque é o caju tirado da nossa roça”, comemora Vanuza.

A Feira
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Serviço:
O quê: 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Horário de funcionamento: Até domingo (17/12), das 10h às 22h
Onde: Parque Costa Azul, na Orla de Salvador
A entrada é gratuita!

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados