Arte e cultura Indígena e Quilombola em destaque na Feira da Agricultura Familiar no Parque Costa Azul

A diversidade cultural e a riqueza artesanal dos povos indígenas e comunidades quilombolas ganham evidência na 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (17/12), no Parque Costa Azul, em Salvador. As Tendas Indígena e Quilombola são pontos de destaque, oferecendo aos visitantes uma imersão nas tradições e habilidades dessas comunidades.

Roupas customizadas, biojoias, peças em cerâmica, cocar, brincos de pena, tiaras, colares, pulseiras e ervas medicinais são alguns dos elementos representativos do cotidiano desses povos tradicionais disponíveis no evento. A diversidade de materiais utilizados reflete não apenas a habilidade técnica, mas também a conexão profunda com a natureza e a herança cultural que permeiam essas produções. O evento, gratuito e aberto ao público, proporciona uma oportunidade para os visitantes adquirirem peças únicas e autênticas, carregadas de significado cultural e histórico.

Entre os participantes, destaca-se a presença marcante da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Indígenas Kiriri, do município de Barreiras, com peças em cerâmica, de madeira, osso, coco e sementes. Luciana Kiriri, representante da associação, expressa a importância da Feira: “É a segunda vez que participamos da Feira. Este ano, temos material de todas as aldeias indígenas do Oeste. Estamos com grande expectativa de expor nossos artesanatos e ter resultado pelo nosso trabalho”.

Na Tenda Quilombola, a Associação Raízes do Quilombo Pitanga de Palmares, do município de Simões Filho, também marca presença. Claudinea Conceição dos Santos, representante da organização produtiva, compartilha a animação em participar do evento. “Falar da participação na Feira é gratificante. Para a gente é muito importante poder levar o material do nosso quilombo e conhecer outros artesanatos também. É uma oportunidade de divulgar nosso material para a Bahia, para o Brasil e para o mundo”.

As Tendas Indígena e Quilombola representam mais do que espaços de comércio. São vitrines culturais que proporcionam uma experiência enriquecedora aos visitantes, promovendo a preservação e valorização das tradições desses grupos. O intercâmbio de saberes e a oportunidade de apreciar e adquirir produtos autênticos fazem dessas tendas um ponto imperdível na Feira.

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária oferece uma celebração única da riqueza cultural e da diversidade artesanal da Bahia. São 27 Armazéns Territoriais, espaços de comercialização com mais de três mil produtos de diversas regiões da Bahia, entre eles cafés especiais, chocolates finos, cervejas de umbu, licuri, caju, cacau, iogurtes, mel e muito mais.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Serviço:

O quê: 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Onde: Parque Costa Azul, Salvador – Bahia

Quando: 13 a 17 de dezembro de 2023

Funcionamento:

13/12 – 17h às 22h

14/12 – 12h às 22h

15 a 17/12 – 10h às 22h

Entrada Gratuita!

Foto: Geraldo Carvalho/ CAR_GovBA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados