SDE se reúne com empresa líder em projetos de hidrogênio verde no Reino Unido

A Carlton Power desenvolve portfólio de centros de produção de hidrogênio verde no país europeu

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) segue trabalhando para tornar a Bahia o maior hub de produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Brasil. A pasta se reuniu, nesta segunda-feira (11), com a Carlton Power, empresa líder em projetos de hidrogênio verde no Reino Unido. Durante o encontro, que aconteceu em Edimburgo, na Escócia, a pasta discutiu oportunidades de negócios em energia renovável, com foco no H²V, e a relação comercial bilateral entre Bahia e o país europeu.

O secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou a importância do encontro e pontuou os esforços do governo Jerônimo Rodrigues para consolidar a Bahia como referência na produção de energia limpa no país. “Reuniões como essa são cruciais para o avanço sustentável do estado. Ao conhecer novos projetos, estabelecer parcerias e investir em tecnologias de produção de hidrogênio verde, a Bahia não apenas fortalece sua matriz energética, mas também fomenta a economia, gerando empregos e promovendo inovação. Essa colaboração estratégica entre o setor público e privado não só impulsiona o desenvolvimento local, mas também contribui significativamente para um futuro mais verde e sustentável”, comentou.

O encontro teve a participação do cônsul-geral do Brasil em Edimburgo, João Pedro Costa, e do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães.

Combustível verde
Na última quinta-feira (07), a Acelen anunciou o investimento de 2,5 bilhões de dólares para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e diesel renovável, a partir da macaúba, planta nativa brasileira com alto potencial energético. A apresentação aconteceu durante a programação da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A empresa se comprometeu com a construção da biorrefinaria na Bahia, além da cooperação para a criação de um hub de inovação no Estado, com a participação de instituições de pesquisa e universidades locais.

Presente na cerimônia, Angelo Almeida destacou a importância da iniciativa. “É um projeto disruptivo, que tem um olhar no futuro próximo, com geração de muito emprego e renda. Digo, mais uma vez, que a missão de atrair de investimentos dada pelo governador Jerônimo está indo em frente”, disse.

Estiveram presentes na cerimónia o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saled Alsuwaidi; o CEO da Mubadala Capital e head da Mubadala Capital no Brasil, Oscar Fahlgren; o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, e o Secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados