CCZ promove ação de combate às arboviroses na Conceição da Praia

Com a chegada das festas populares é comum que haja uma grande circulação e concentração de pessoas em determinados pontos da cidade e, para garantir a saúde e segurança da população, a Prefeitura de Salvador vem intensificando as ações de prevenção, combate e controle vetorial das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para os festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que acontecem na sexta-feira (8), uma inspeção na região da Avenida Contorno e Comércio foi realizada na manhã desta terça-feira (5), visando preparar o local.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação faz parte do plano “Verão Sem Mosquito”, que visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade nesse período.

A subcoordenadora de Ações de Controle de Arboviroses do município, Lucrécia Lopes, explica que as inspeções já são realizadas rotineiramente em toda a cidade, mas que é importante intensificá-las nesse período. “Todo o entorno da Igreja está sendo vistoriado pela equipe do CCZ. Os profissionais observam os bueiros e boca de lobo, vasilhames, lixo e outros ambientes que podem estar com água acumulada e fazem a eliminação do foco, quando encontrado, e o tratamento com larvicida”, relata.

A gestora também ressalta que os agentes orientam os comerciantes e moradores sobre a importância da prevenção e combate vetorial. “Todas essas manobras já são realizadas rotineiramente, mas a gente entende a importância de intensificá-las no período festivo e, principalmente, no verão”, complementa.

A vice-prefeita e secretária da SMS, de Salvador, Ana Paula Matos, destaca que a estratégia reforça a importância de ações focadas para erradicar os focos do Aedes em locais de grande circulação. “Teremos mais um verão inesquecível com a cidade cheia de turistas e eventos, mas para que tudo ocorra bem, nossas equipes estão mobilizadas com ações preventivas em saúde para assegurar o bem-estar, tanto dos visitantes como dos munícipes”.

Cuidados – Os cidadãos também podem colaborar com a prevenção, evitando recipientes com água parada, pneus acumulados e descarte lixos de forma irregular, além da limpeza periódica de calhas de telhas, entre outras ações que evitam a disseminação do mosquito Aedes aegypti. “Alertamos e relembramos sempre a população as precauções que devem seguir, pois os mosquitos vivem nas residências. E neste período do verão, em que a temperatura é favorável para a proliferação do mosquito, temos que estar prevenidos”, pontuou a titular da SMS. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados