Centro Histórico contará com atuação de 62 novos guardas municipais

Salvador passa a ter, a partir desta quarta-feira (29), o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) reforçado após a formatura de 62 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. Os novos agentes atuarão no Distrito Centro Histórico, auxiliando na segurança do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Comercio e adjacências. A solenidade de formação dos novos integrantes aconteceu na sede da Adelba, em Patamares.

O evento foi marcado por homenagens e apresentações feitas pela tropa e banda da Guarda Civil. Participaram da cerimônia o titular da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco; o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva; e o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev/Semop), Maurício Lima, entre outros gestores municipais, representantes das Forças Armadas e das polícias Militar e Civil, além de familiares dos novos agentes.

Maurício Lima considerou a chegada do reforço bastante importante para a GCM e para a cidade. “Nós estamos direcionando pela primeira vez uma equipe formada e com local específico de atuação que é o Centro Histórico. Então é o coração da nossa cidade, que a gente assumiu o Distrito Centro Histórico com a participação bem significativa da Prefeitura, e mais importante ainda de reforço da GCM. Então, esses novos guardas saem daqui hoje da formatura e imediatamente começam a atuar na segurança da região, que ficará ainda melhor. É um primeiro projeto feito com todo cuidado, com efetivo específico e que dará muito certo”.

O inspetor Marcelo Silva informou que, ao todo, vão atuar 100 agentes na região. “Ano que vem estaremos formando o restante do efetivo, para que a gente possa exercer ainda melhor as funções neste local, trazendo um verão de tranquilidade e com efetivo mais robusto”.

A instituição tem 15 anos de existência e possui seis grupamentos (Operações Especiais, Proteção Ambiental, Grupo de Operações com Cães, de Rondas da Capital, de Motociclistas e de apoio ao Turista), além de coordenadorias e diretorias.

Processo – Os novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. Os aprovados participaram de aulas sobre ética, cidadania, direitos humanos e atuação com grupos vulneráveis, técnicas e procedimentos operacionais no uso dos equipamentos de baixa letalidade e letais (armamento e tiro), defesa pessoal, operador de rádio HT, técnicas e procedimentos operacionais envolvendo abordagens, escolta e comboio, gerenciamento e negociação de crises, patrulhamento em grandes eventos, dentre outros.

A formação completa dos novos agentes atendeu aos pré-requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação de um guarda civil municipal. A gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Mariana Carneiro, afirma que foram mais de 800 horas de treinamento e instrução que são fundamentais para que saiam completamente qualificados.

“Todos os agentes se dedicaram e desempenharam postura de compromisso e responsabilidade no curso, e todos os 62 se formando hoje estarão atuando com a Gerência de Operações da Guarda Municipal (GEOGM). É importante esse aumento no efetivo. Quanto mais GCM preparados e formados, melhor para que nossas ações se intensifiquem em Salvador”.

Satisfação – Depois da espera, a chegada do dia da formação era o motivo de sorriso no rosto dos 62 novos agentes. Foram quatro anos de espera e agora, após os quatro meses como alunos, os novos agentes só têm a comemorar.

Cirlange Garcia de Almeida, de 34 anos, conta que desde 2016 estudava para concursos e ficou feliz com o resultado para a GCM. “Foram instruções excepcionais e uma experiência indescritível. A expectativa de ir às ruas é imensa. Agora é fazer pela cidade e pelo cidadão”.

Filho de profissionais da área de segurança pública, Iago Martins, de 29 anos, conta que sempre teve vocação para a área. “Eu tinha acabado de me formar em Direito e decidi prestar concurso. Não conhecia a GCM, me aprofundei nos estudos, tive êxito e fui aprovado. Foram quatro anos de espera e ansiedade e fiz valer os quatro meses de curso, preparado pelos melhores profissionais possíveis. O processo me surpeeendeu positivamente e hoje de fato vamos colocar em prática, ir para a rua para fazer o que tiver de ser feito, dando o nosso melhor”.

Também formando, o agora guarda municipal Sandro Fonseca Santos, de 34 anos, lembra que sempre teve interesse pela área de segurança pública e chegou a servir as Forças Armadas, quando era mais novo. “Surgiu a oportunidade do concurso e todo o processo foi ótimo, me surpreendeu bastante. Muita gente da sociedade não sabe, mas a guarda presta um serviço de excelência com profissionais competentes e, graças a Deus, formando muita gente boa. A expectativa é crescer e evoluir, contribuindo para a segurança da população”, arrematou. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados