Estudantes tomam posse na ALBA como deputados jovens baianos

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi tomado por entusiasmo e juventude na cerimônia de posse dos deputados jovens baianos, na manhã desta terça-feira (28). Sob o processo de eleição do Programa Deputado Jovem Baiano (DPBA), a chapa União foi a escolhida para ocupar a mesa-diretora em 2023. O presidente, Wanderson Santana; a 1ª vice-presidente, Melkiria de Liz; o 2º vice-presidente, Moisés Ribeiro; a 1ª secretária, Lais Castro; e a 2ª secretária, Geovana Lacerda, receberam 40 dos 63 votos totais. Em conjunto com a vitória, os jovens eleitos também fizeram parte de um feito inédito no programa: a posse de um candidato quilombola para assumir a presidência da mesa-diretora.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, que esteve presente na solenidade, destacou a relevância do Programa Deputado Jovem Baiano para os estudantes. “O programa tem o objetivo de aproximar e dar conhecimento aos nossos estudantes da rede pública e privada da Bahia sobre os processos e trabalhos do parlamento. O que aconteceu aqui, hoje, é formação política no nosso Estado e favorece a compreensão dos jovens sobre o fazer político do nosso país. Este é o sentido e a importância do nosso projeto, que está na sua segunda edição este ano. Ver todos esses jovens atuando e podendo exercitar o conhecimento da legislação é motivo de muito orgulho para a nossa Secretaria”, disse.

Durante o seu discurso, o presidente eleito expressou sua visão sobre a importância da sua participação na política. “A Bahia é o Estado com a maior população negra do nosso país e nós temos muitas comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e ribeirinhas. Então, ter um quilombola ocupando este espaço de presidência é algo muito importante, não só pra mim, mas para que todos vejam que estamos ocupando os espaços que nos foram negado durante muito tempo neste país”, destacou Wanderson Santana.

Também participaram da cerimônia o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), o coordenador-geral de Políticas para Juventude da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin-BA), Nivaldo Millet, e a coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima.

Sobre o Programa Deputado Jovem Baiano – Realizado em parceria com a ALBA, o DJBA reúne estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dos 230 inscritos, 63 foram selecionados para vivenciar os trabalhos legislativos da ALBA, durante esta semana.

Atividade parlamentar – As atividades prosseguem na quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da ALBA e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. Na quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas vão participar do evento, representando 54 municípios baianos. Foto: Foto: Amanda Chung / Ascom/SEC

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados