CBF anuncia criação do Museu do Futebol Brasileiro no Centro do Rio de Janeiro

Em parceria com o município, CBF ainda vai erguer um Centro de Treinamentos para o futebol feminino e árbitros, além de instalar a CBF Academy, na Barra da Tijuca

A Prefeitura do Rio e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram nesta quarta-feira (29/11) a criação do Museu do Futebol Brasileiro, que vai ser instalado na antiga sede do Automóvel Club do Brasil, na Rua do Passeio, no Centro. A parceria também se estenderá à instalação do Centro de Treinamentos para o Futebol Feminino e árbitros, além da transferência da CBF Academy para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

“A CBF tem um terreno na Barra em que a ideia é fazer um super centro de treinamentos para árbitros e futebol feminino, que é cada vez mais importante em nosso país. E trazer para o Centro da cidade, em um imóvel da prefeitura, o Museu do Futebol Brasileiro”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, após encontro com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Para a instalação do museu, o município vai conceder o imóvel no Centro e a entidade esportiva vai doar todo o seu acervo, atualmente exposto em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. As obras no antigo prédio do Automóvel Club do Brasil já começaram e serão investidos R$ 36,3 milhões.

“O museu hoje é espetacular e está restrito ao prédio da CBF, na Barra, sem muita visitação. Trazê-lo para o Centro vai ampliar o universo de pessoas que podem conhecê-lo e quem irá ganhar com essa mudança é o torcedor brasileiro”, destacou o presidente da CBF.

As instalações do histórico prédio do antigo Automóvel Clube, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1965 e preservado pela lei 1.139/1987 do Corredor Cultural, serão restauradas e modernizadas. A Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), fará a restauração das fachadas e elementos decorativos do imóvel, mantendo todas as características originais. Também será construída duas novas escadas de acesso aos pavimentos, instalação de portas e janelas no padrão das originais, recuperação estrutural e execução de novas instalações.

O projeto de revitalização inclui, ainda, a implantação de infraestrutura de telecomunicações, de sistema de incêndio e pânico, além de execução de sistema de climatização e de serviços de acessibilidade com implantação de elevador. O término desta etapa está previsto para dezembro de 2024.

Um novo centro de treinamentos e a CBF Academy na Barra da Tijuca

Durante o encontro entre o prefeito do Rio e o presidente da CBF, também ficou acertada a parceria para a criação do Centro de Treinamentos para o futebol feminino e árbitros, em um terreno da entidade, na Barra da Tijuca. A CBF Academy também será transferida para o local.

“Vamos fazer no terreno que a CBF possui na Barra uma Escola Nacional de Árbitros para a padronização da arbitragem e também para receber o nosso futebol feminino. E vamos instalar também a CBF Academy para capacitar cada vez mais a gestão do futebol brasileiro”, destacou Ednaldo Rodrigues.

A CBF Academy é a unidade educacional da entidade esportiva, onde já se formaram mais de dez mil alunos. Atualmente, disponibiliza mais de 50 cursos para a formação de profissionais do futebol.

Para erguer o Centro de Treinamentos, a Prefeitura do Rio vai realizar obras de infraestrutura de acesso, a exemplo das que já fez para os CTs de Fluminense e Vasco, e a CBF erguerá o complexo. Foto: Divulgação / CBF

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados