“Precisamos recuperar a esperança do nosso povo, em particular da juventude”, ressalta Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta segunda-feira, 27, do primeiro painel do Fórum de Empregabilidade Jovem Brasil que debateu os desafios e o cenário da empregabilidade da parcela mais jovem da população brasileira. Ao lado dele, estiveram presentes o CEO do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, Humberto Casagrande, e a diretora de RH do Mercado Livre, Patrícia Monteiro Araújo.

Durante sua fala, Marinho chamou a atenção para a falta de oportunidades aos jovens e como isso impacta esta parcela da população que, consequentemente, não acumula experiências. O Ministro ressaltou ainda o importante papel da economia na geração de mais oportunidades e a ampliação da rede de institutos federais para promover a capacitação daqueles que estão ingressando no mundo do trabalho.

Patrícia Monteiro Araújo, diretora de RH do Mercado Livre, ressaltou o importante papel da iniciativa público privada na criação de oportunidades e a relevância de trabalhar para aprender na prática. Além disso, Patrícia destacou o papel da educação na formação de futuros profissionais, principalmente em tecnologia. “Importante seguir formando jovens seguindo a lógica de que não necessariamente todos vão trabalhar conosco, mas terão conhecimento de tecnologia” .- afirmou.

Humberto Casagrande, CEO do CIEE, chamou a atenção para a importância de valorizar o programa de aprendizagem e de estágio para que a sociedade enxergue o valor efetivo desses jovens e que este modelo de contratação não seja apenas um encargo. Casagrande reiterou o papel fundamental do estágio e da aprendizagem não só como a primeira oportunidade de trabalho, mas como fundamentais na diminuição da evasão escolar.

Promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e a Rádio Bandeirantes, o Fórum de Empregabilidade Jovem Brasil aconteceu na sede da Rádio Bandeirantes, em São Paulo, e trouxe importantes reflexões sobre a educação e a inclusão de jovens do mundo do trabalho. O evento foi dividido em três painéis: “A Empregabilidade Jovem em Pauta”, “Perspectivas e Opções aos Jovens no Mercado” e “Educação e Trabalho, um Olhar Integrado”.

Participaram dos três painéis de debate o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, Humberto Casagrande, CEO do CIEE, Patricia Monteiro Araújo, Diretora de RH do Mercado Livre, Rodrigo Dib, Superintendente Institucional do CIEE, Juliene Salvan, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Tatiane Tiemi, CEO no GPTW Brasil, Vinicius Neiva, Secretário Executivo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Mônica Vargas, Superintendente Nacional de Operações e Atendimento do CIEE, Prof. José Pastore, Professor de Relações do Trabalho da USP, Tatyana Montenegro, Diretora do Itaú BBA.

Sobre o Centro de Integração Empresa-Escola

Fundado há mais de meio século, o CIEE é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Reconhecida como a maior referência do Brasil em empregabilidade jovem, faz a ponte, anualmente, entre 300 mil jovens e adolescentes e o mundo do trabalho. Suas ações socioassistenciais englobam a promoção de conhecimento e fortalecimento de vínculos de jovens em situação de vulnerabilidade. Foto: Rafa Neddermeyer / Ag. Brasil

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados