CAR entrega mais estrutura para a comercialização de produtos da agricultura familiar em Botuporã e Lagoa Real

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou, neste domingo (26/11), novos equipamentos para ampliar a produção e comercialização da agricultura familiar nos municípios de Botuporã e Lagoa Real.

Na Bacia do Paramirim, as obras integram um conjunto de investimentos desde a produção, com a nova unidade de processamento de derivados da mandioca da comunidade de Baixão, até a garantia de uma estrutura adequada para a venda dos produtos com a ampliação do mercado municipal Antônio José de Souza, que ganhou nova cobertura e foi equipado também com 100 barracas de feira no local.

Para a diretora da Associação de Pequenos Agricultores da Comunidade de Baixão, Cláudia Bandeira, os investimentos vão impulsionar a produção no grupo de mulheres, que antes utilizavam um espaço pequeno e improvisado para a produção de bolos, biscoito avoador, pães (doces e salgados) e beijus. “A gente tinha um anexo na Associação, mas com o Bahia Produtiva, a gente pode ter acesso a essa unidade com equipamentos novos como geladeira, freezer e forno industrial. A nossa expectativa de melhorar a renda é muito boa, ainda mais que vamos entregar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, comemora a agricultora.

Quem aplaude também a chegada dos recursos é a Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Boa Vista, em Botuporã. “Além do Mercado Municipal, que vai melhorar a nossa vida aqui na região, o Governo do Estado autorizou a licitação para a execução das obras de um trecho asfáltico que liga a sede do município à nossa comunidade de Boa Vista, o que vai fazer uma grande diferença para a comercialização das nossas hortaliças”, comentou Ronilton Batista, liderança da Associação.

Pelo Bahia Produtiva, a Associação foi beneficiada com assistência técnica e cisternas de produção, que favoreceram a produção local.

Lagoa Real

Já no território Sertão Produtivo, o Governo do Estado, por meio da CAR, também realizou a reforma e ampliação do Mercado Municipal de Lagoa Real, o que significou a evolução na estrutura civil, elétrica e hidrossanitária do local com a construção de novos banheiros e cobertura lateral. O centro comercial possui 40 boxes e recebeu ainda 50 barracas de feira.

O agricultor Fidelcino Silva aprovou o novo equipamento. “Vendo frutas e verduras aqui e só tenho a agradecer. Será uma grande melhoria para nós de Lagoa Real”.

Outra novidade no local é a autorização do Governo do Estado para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, celebre convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão para a implantação do Programa de Mecanização Rural (Promer) para a limpeza ou requalificação de aguadas em dez municípios (Caculé, Caetité, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Tanhaçu, Tanque Novo e Urandi). A ação vai beneficiar 800 famílias agricultoras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados