Desfile Beleza Nagô homenageia a tradição das tranças e valoriza a identidade brasileira

Neste sábado, dia 25, o Centro de Cultura da Câmara de Salvador foi palco da primeira edição do “Desfile Beleza Nagô – Tranças que Contam História”, um evento marcante conduzido pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos). Com 35 concorrentes, o desfile premiou Taly Afro Black em primeiro lugar, seguido pelo Ateliê Hair by Anelim em segundo e Dona Pretha Braids em terceiro. As trancistas e empresárias Denise Melo e Michele Reis conduziram o desfile junto com Ireuda.

O evento, idealizado pela vereadora Ireuda Silva, não apenas ofereceu uma plataforma para trancistas exibirem seu talento, mas também prestou homenagem à tradição secular que constitui parte essencial da identidade brasileira. Esta iniciativa foi muito além de uma competição de beleza, sendo um tributo à arte e à cultura das tranças, ressaltando sua importância histórica e estética.

“Hoje, além de ser uma vitrine para o talento singular das trancistas, este evento também é um desdobramento da luta pela regulamentação da profissão de trancista. Reafirmamos aqui a importância desta profissão para a nossa cultura e economia. É um mercado vibrante e robusto, que não só enriquece esteticamente, mas sustenta inúmeras famílias, especialmente aqui na Bahia”, disse Ireuda.

Uma das juradas do evento, Gabriele Moura, renomada cabeleireira especializada em cabelos crespos, cacheados, tranças e mega hair, viajou especialmente de São Paulo para participar do júri. Proprietária do prestigiado Salão Mulambo Hair, no centro da capital paulista, Gabriele enriqueceu o evento com uma mini palestra sobre empreendedorismo durante o intervalo do desfile, compartilhando sua expertise de nove anos nesse mercado.

O sucesso do evento foi impulsionado pelo apoio de patrocinadores comprometidos com a valorização da estética afro. Empresas como Baiana Braids, Fala Trancista, Reiny Hair e Leo Kings, reconhecidas há anos por seu engajamento na promoção e valorização da cultura afro-brasileira, foram fundamentais para a realização desse evento grandioso.

Destaca-se ainda que a vereadora Ireuda Silva tem em tramitação projetos que buscam oficializar a arte trancista como patrimônio cultural em âmbitos local, estadual e nacional. Esses projetos terão um impacto significativo na preservação e promoção dessa expressão cultural única, enaltecendo a diversidade e a riqueza das tradições brasileiras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados