Salvador recebe V Fórum para Bandas Filarmônicas

Evento promove concertos, festival, apresentação de trabalhos, mesas redondas, palestras e masterclasses gratuitos, de 28/11 a 02/12

Entre 28 novembro a 02 de dezembro de 2023, acontece em Salvador o V Fórum para Bandas Filarmônicas. O evento é uma parceria do Projeto Filarmônica UFBA Visita, da Universidade Federal da Bahia, com a ação Por Todas as Bandas do Brasil, parte do Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música – projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ. O Projeto Bandas integra o programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Funarte e a UFRJ.

As atividades do V Fórum acontecerão no Palácio da Reitoria da UFBA e na Reitoria do Instituto Federal da Bahia – IFBA. Este ano, o evento tem como tema “Por todas as Bandas do Brasil” e contará com a presença de músicos, professores, pesquisadores e gestores de instituições de ensino que trabalham com bandas de música, de sociedades filarmônicas e de associações organizativas do segmento. Na programação, toda gratuita, concertos, um festival de bandas, apresentações de trabalhos, masterclasses de instrumentos, mesas redondas e palestras. O evento tem a coordenação dos professores Joel Barbosa, Celso Benedito e Lélio Alves.

A programação completa do V Fórum para Bandas Filarmônicas está disponível em: https://l1nq.com/zRcSk.

Por Todas as Bandas do Brasil

A ação Por Todas as Bandas do Brasil é formada por um conjunto de eventos, oferecidos em diversas cidades e para diferentes grupos musicais do Brasil. Seu atendimento tem foco na capacitação pedagógica, no desenvolvimento de programas de educação musical para a banda de música e na difusão do repertório original para essas formações, com base na tabela de níveis técnicos. O propósito central é promover o desenvolvimento artístico, técnico e pedagógico das bandas do Brasil com foco na capacitação dos agentes envolvidos nas atividades desses grupos. Para realizar as ações, o projeto busca parcerias para complementação de sua base de apoio.

O Projeto Bandas

O Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música tem por objetivo dar suporte pedagógico na produção de novas obras para banda de música e um intenso trabalho de edição de partituras, bem como cursos de capacitação para regentes, compositores e instrumentistas, além de promover gravações a partir das apresentações artísticas com bandas sinfônicas e bandas de música de diversas partes do Brasil. O intuito de divulgação do repertório ao grande público da música sinfônica escrita especificamente para banda se alia na própria utilização desse material como elemento de suporte didático e pedagógico, oferecendo padrões artísticos e referências de interpretação para as bandas de todas as partes do Brasil – principalmente as localizadas em cidades do interior. A proposta é que as apresentações sejam disponibilizadas em audiovisual, juntamente às partituras, em formato PDF. O projeto atua igualmente na publicação de artigos, textos e manuais para o maestro da banda, bem como suporte para a produção de curso em EAD.

Mais informações em: www.projetobandasdemusica.com.br

O programa Arte de Toda Gente (parceria Funarte-UFRJ)

A parceria Arte de Toda Gente, entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve início em 2020 com o objetivo de desenvolver os projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos somaram-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea; o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera, além da Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, a iniciativa viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação. Foto: Divulgação

Serviço:

V Fórum para Bandas Filarmônicas

Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde (BUS): Rua Basílio da Gama, s/n, Canela;

Escola de Música da UFBA (EMUS-UFBA): Av. Araújo Pinho, 55, Canela;

Museu de Arte Sacra da Bahia: R. do Sodré, 28 – Dois de Julho;

Palácio da Reitoria da UFBA: Rua Augusto Viana, s/n, Canela;

Reitoria do IFBA (Canela): Av. Araújo Pinho, 39, Canela.

Inscrições: por meio de formulário disponível em: https://acesse.one/vKgj3

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados