Inmetro e Ibametro participam de Encontro Nacional da Anpeci

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Oliveira Brito e o diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Thales Dourado, participam nesta sexta-feira (24/11), às 9h, no Hotel Fiesta, de Encontro Anual da Associação Nacional de Postos de Ensaio (Anpeci).

Durante o evento, o Ibametro proporcionará ao público uma visão aprofundada do seu mecanismo de fiscalização, operado pelo Siscrono (Sistema de Captação e Envio de Informações sobre Selagem e Ensaios Metrológicos em Cronotacógrafo), por meio de convênio de cooperação com o Detran-BA.

Além disso, também será anunciado o lançamento do Centro de Controle de Operações de Fiscalização de Cronotacógrafo. A iniciativa incorpora tecnologia ao sistema do Inmetro, proporcionando a capacidade de identificar veículos de carga irregulares que fazem uso de cronotacógrafos.

Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro, expressa grandes expectativas para o evento. “Damos as boas-vindas à Anpeci, parceiros em um trabalho crucial que reflete diretamente na segurança viária. ”

O diretor de Metrologia Legal do órgão delegado, Gildásio Rocha, ressalta a importância do evento na Bahia, “É fundamental enfatizar o notável trabalho que o Ibametro vem realizando na fiscalização de cronotacógrafos. A participação no Encontro da Anpeci reforça nosso compromisso com a excelência na metrologia e destaca a Bahia como uma referência no seguimento”.

Legislação

De acordo com a Lei Federal nº 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro, a presença de cronotacógrafo é exigida em veículos de condução escolar, transporte de passageiros com mais de 10 lugares e veículos de carga superior a 4.536kg.
A legislação metrológica vigente determina a verificação compulsória do equipamento realizada a cada dois anos por Postos de Ensaios credenciados pelo Ibametro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados