GCM inscreve para novas turmas do curso de Defesa Pessoal para Mulheres

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador está com inscrições abertas de novas turmas para o curso de Defesa Pessoal para Mulheres. Ao todo, são 20 vagas por turma e as interessadas podem se inscrever através do e-mail [email protected]. Desta vez, o curso, oferecido através da Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev), vai acontecer na próxima semana, de segunda (27) a sexta-feira (1º), das 13h às 17h, na sede do órgão, na Avenida General San Martin, 734.

Com direito a certificado, o curso abordará uma parte teórica com informações sobre as leis relacionadas ao feminicídio, à violência doméstica e familiar e sobre as redes municipal e estadual de atendimento e acolhimento à mulher. Também haverá uma parte prática com noções de primeiros socorros e defesa tática.

O coordenador do Cprev, James Azevedo, conta que, nas aulas, existe todo um acolhimento às alunas. “Através do curso, elas se percebem em um ambiente de violência doméstica ou familiar e criam redes de acolhimento entre elas, ajudando umas às outras, compartilhando informações e sabendo das leis, para que saibam se defender não só na prática, mas na teoria também”.

Em 2022, aproximadamente 200 mulheres participaram da atividade, distribuídas em 20 turmas. Em dez meses deste ano, o número já chega a 250. “Esse ano superamos a meta, porque pretendíamos aumentar em 20% a quantidade de cursos. E a tendência é crescer ainda mais em 2024, fazendo com que a gente consiga cada vez mais ter mais mulheres treinadas para fazer sua defesa e sair de um possível feminicídio”.

Aos sábados – Quem não puder fazer o curso ao longo da semana terá ainda uma oportunidade de se inscrever para duas turmas que ocorrerão aos sábados, durante dois dias. Uma delas será realizada no próximo sábado (25) e a outra no próximo dia 2 de dezembro, durante todo o dia, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados