Com investimento de R$8,4 milhões, Prefeitura entrega pontilhão que vai melhorar mobilidade na região da Av. Tancredo Neves

A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (23) o pontilhão da Rua Marcos Freire, no bairro do Caminho das Árvores. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e integra o projeto da Nova Avenida Tancredo Neves, que visa ampliar as opções de mobilidade na região, que está entre as mais movimentadas da capital baiana. O investimento foi de R$ 8,4 milhões e a via já está em operação.

O pontilhão traz uma nova via conectando as avenidas Tancredo Neves e Luís Viana Filho (Paralela), em dois sentidos, ao lado do hipermercado Atacadão. Agora, quem sai da Rua Alceu Amoroso Lima, nas imediações do Centro Médico Iguatemi, tem acesso direto à Av. Paralela, reduzindo o tempo de deslocamento. Da mesma forma, quem vem da LIP tem mais uma faixa de tráfego rumo à Av. Tancredo Neves.

Bruno Reis destacou que a obra complementa outras já inauguradas em sua gestão, como a ponte sobre o Rio Camarajipe e o Complexo Viário Tatti Moreno, melhorando o tráfego no novo centro comercial. “Com o crescimento da cidade para esta região, ela passou a sofrer muito com a mobilidade. Por aqui, passam diariamente 30% da frota de 1,2 milhão de carros de Salvador. De 10 ônibus que rodam pela cidade, sete passam por aqui todos os dias, trazendo as pessoas para os seus trabalhos e levando-as para as suas casas”, disse.

“Eu tenho muito orgulho de dizer que a nossa gestão fez intervenções que devolveram a trafegabilidade para essa região, possibilitando que as pessoas passem por aqui, muitas vezes até em horários de pico, sem pegar engarrafamento. Quando nós tomamos a decisão de construir o BRT, a gente dizia que era muito mais do que uma obra de transporte público: era, também, uma obra de mobilidade e infraestrutura. Porque seria necessária uma série de obras complementares ao BRT, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, o Complexo Viário Tatti Moreno e, agora, o pontilhão Marcos Freire”, completou Bruno Reis.

Antes, quem saía da Rua Alceu Amoroso Lima, repleta de edifícios empresariais, e queria acessar a Av. Paralela, precisava percorrer toda a extensão da Av. Tancredo Neves, até o Hospital Sarah Kubitschek. “E a gente sabe que, num horário de pico, surgem dificuldades. Agora, esses condutores terão a opção de pegar esse fluxo, que não existia, e já sair diretamente na Paralela. Então, isso trará um ganho de tempo muito grande”, disse o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller.

A nova via também permitirá que os condutores saiam da Rua Alceu Amoroso Lima e acessem diretamente a Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores. Para isso, basta percorrer pelo pontilhão da Rua Marcos Freire, pegar um retorno à esquerda e passar por baixo do Viaduto Nelson Dahia. A via do pontilhão da Rua Marcos Freire tem pavimentação asfáltica, passeio, sinalização de trânsito, paisagismo e iluminação em LED. As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Mais obras – Ainda dentro do projeto da Nova Avenida Tancredo Neves, estão em execução outras intervenções na região da Av. ACM. Em breve, será lançado um elevado em frente ao Shopping da Bahia, que conectará os condutores diretamente à região do Detran, sem terem que passar pelo Viaduto dos Rodoviários. Além disso, um viaduto que criará um retorno na Av. ACM, nas imediações do Corpo de Bombeiros, para que os motoristas não precisem ir até a Rótula do Abacaxi.

“Com todas as obras prontas, em conjunto, teremos uma grande melhoria. Todas fazem parte do plano que foi elaborado pela Transalvador e pela Semob para que a gente tenha uma dinâmica nova aqui nessa parte da cidade. Uma região que é bastante sensível pelo alto fluxo de veículos que passam por aqui diariamente”, explicou Fabrizzio Müller. Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados