Parceria entre Prefeitura e shopping oferece ações de saúde gratuitas para homens

A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Salvador Norte Shopping, está oferecendo atendimentos gratuitos aos homens como parte das ações do Novembro Azul. Os serviços, disponíveis a partir desta segunda (20), e seguindo até quarta-feira (22), das 9h às 16h, no Piso L1, em frente à Drogasil, incluem atendimento médico clínico, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, além de vacinação contra Covid-19 e influenza. O público-alvo deve comparecer ao local com documento de identificação e Cartão SUS.

Para Getisêmani Meneses, coordenador da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha visa sensibilizar os homens sobre a importância do autocuidado, alertando para sinais como dor de cabeça constante, perda de sensibilidade e dificuldade para urinar, além da atenção necessária às doenças sexualmente transmissíveis. “Sendo assim, essa parceria com o Salvador Norte Shopping busca superar a baixa procura masculina pelos serviços de saúde, buscando alternativas estratégicas para promover a saúde do homem”.

A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, ressaltou que a Prefeitura está se mobilizando em pontos estratégicos, de grande concentração de pessoas, para facilitar o acesso aos serviços. “Seguimos em mais uma semana de ações, integrando agora o Salvador Norte Shopping, onde estão sendo realizadas consultas com clínico, vacinação e dispensação de preservativos, entre outros”, declarou.

O administrador Adriano Barreto, de 34 anos, que procurou o espaço no Salvador Norte Shopping, disse que a campanha é extremamente importante para a saúde do homem. “Acho que o público masculino deve se conscientizar mais com relação a isso. Isso só agrega, o cuidado com a própria vida”, contou.

Entre um atendimento e outro, o contador André Menezes, de 47 anos, seguiu a mesma linha. “Achei bacana a Prefeitura proporcionar esse atendimento em um espaço como um shopping. Muitas vezes não podemos parar os nossos afazeres diários para ir a um posto, então fazer isso em um local que geralmente nós transitamos diariamente facilita esse atendimento, que deveria ser mais levado a sério por nós homens”, opinou.

Fique Sabendo – A titular da SMS lembrou que, além do Salvador Norte Shopping, o Shopping Piedade também está oferecendo testagens para doenças infectocontagiosas como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, dentro da ação Fique Sabendo. “Reforçamos este convite para todos os nossos soteropolitanos; confiram em nossas redes toda a programação, compareçam aos pontos de atividades e garantam os cuidados à saúde”, acrescentou Ana Paula. Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados