Salvamar alerta para cuidado com banho de mar pós-frente fria

Depois da passagem de uma frente fria por Salvador na última semana, os cidadãos que forem às praias aproveitar o banho de mar devem redobrar os cuidados com as correntes de retorno e agitação do mar. O alerta é da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), que aumentará o efetivo, com dez homens a mais atuando no sábado (11) e domingo (12), para garantir mais segurança aos banhistas.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca a necessidade de os cidadãos respeitarem as normas da Salvamar para uso da praia. “Final de semana vamos trabalhar com dez homens a mais por dia, fornecendo maior segurança aos banhistas. Por isso reforço aos cidadãos que, ao chegar na praia, é recomendável procurar um local posto com salva-vidas visível, para se orientar sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno”

Dantas reforça outro cuidado importante, que é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar. Outro alerta do coordenador é com o cuidado com as crianças, que facilmente se distraem e afastam-se dos adultos.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados