“O racismo tenta fazer com que nós mesmos venhamos a nos desprezar”, diz Ireuda Silva no Forte por Ser Mulher

No programa Forte por Ser Mulher desta quinta-feira (10), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), recebeu nos estúdios a comunicadora Dina Lopes, diretora da TV Kirimurê, e Oilda Rejane, coordenadora de Ações Transversais, da Secretaria Municipal de Reparação. Na pauta, os desafios das mulheres pretas na sociedade.

“O racismo tenta fazer com que nós mesmos venhamos a nos desprezar. A gente não sabe retornar a eles essa revolta, enquanto ainda não temos conhecimento. Na minha época eu não tinha conhecimento. Eles me deixavam acuada, diziam que aquele não era meu lugar”, disse Ireuda.

Oilda ressaltou que a luta contra o racismo é longa frente a tantas gerações marcadas pela escravização. “Foram quase 400 anos de escravização. E agora 20 anos de políticas públicas efetivas para o enfrentamento. Então ainda é muito pouco tempo para um racismo que vem fazendo essa perversidade”, pontuou.

Dina por sua vez afirmou que “o racismo tenta dizer para nós o lugar que temos que estar. Na nossa infância, não tivemos a atitude de falar. […] Estamos falando aqui sobre racismo, e a sociedade brasileira precisa refletir sobre esse problema do racismo”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados