Amara Moira chega a Salvador para oficina Escritas em Trânsito da Funceb

A oficina “Textos Impossíveis” será ministrada na Biblioteca Central do Estado da Bahia entre 7 e 9 de novembro

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, realiza mais uma edição do projeto Escritas em Trânsito, que busca estimular e qualificar a produção literária de artistas da palavra residentes na Bahia, através de oficinas de escrita literária com renomados (as) autores (as) do Brasil.

Entre 7 e 9 de novembro, Amara Moira ministrará a oficina “Textos Impossíveis” na Biblioteca Central do Estado da Bahia. A ação acontece das 14h às 18h no Espaço Braile.

A oficina “Textos Impossíveis” propõe a escrita literária como reescritura insistente de um eterno rascunho, com apropriações e deformações de toda espécie em busca do estilo próprio, da marca inconfundível. Também será trabalhado o olhar crítico, para que o escrever e o criticar estejam sempre em pé de igualdade: a mesmíssima obra por múltiplas perspectivas e as múltiplas perspectivas desmesmizando a obra.

A proposta da oficina é usar a escrita como ferramenta de desidentificação. Como pensar a construção de corpos e subjetividades quando abolem-se os padrões que asseguram legibilidade?

A oficina “Textos Impossíveis” também será realizada dias 13 e 14 de novembro na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina. A edição contempla ainda as oficinas “Poesia Falada”, com Elisa Lucinda, e “Escrever é estar vivo”, com Itamar Vieira Junior. Confira a programação no site da Funceb.

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Tem inúmeros artigos publicados sobre gênero e literatura, com foco em releituras feministas do cânone e na presença LGBTQIAPN+, sobretudo T, na literatura brasileira.

É autora, dentre outras obras, do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (2016, republicado em 2018 como: E se eu fosse puRa), do capítulo também autobiográfico “Destino Amargo”, presente em Vidas Trans – A coragem de existir (2017), entre outros. Ministra palestras, cursos e oficinas em instituições como MASP, MAM-RJ, Casa das Rosas, além de inúmeros SESCs e universidades do país. Atualmente reside em São Paulo capital, é colunista da Mídia Ninja e do BuzzFeed e professora de literatura no cursinho Descomplica.

Escritas em Trânsito

O Escritas em Trânsito é realizado pela Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart/Funceb) desde 2012 e, até então, 31 oficinas já foram realizadas. Podem participar artistas da palavra, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em Literatura, a partir de 18 anos. Esta é a primeira vez que o projeto vai realizar oficinas fora de Salvador.

Ao final, participantes que alcançarem carga horária mínima de 75% de frequência na oficina terão direito ao certificado. As inscrições aconteceram entre 1º e 20 de setembro, confira os participantes no site da Funceb. Foto: Cintia Antunes

SERVIÇO:

Escritas em Trânsito – “Textos Impossíveis”, com Amara Moira

Quando: 7, 8 e 9 de novembro de 2023, das 14h às 18h

Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Espaço Braile

+ Informações: www.fundacaocultural.ba.gov.br

Gratuito

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados