Como os estudantes podem evitar a ansiedade para as provas

Psicanalista dá várias dicas de como driblar a tensão

A ansiedade é uma condição comum, mas tratável. Muitos de nós já experimentamos momentos em que a ansiedade se manifesta de diferentes maneiras. E no caso dos estudantes em momentos de estudos ou das pressões de testes e provas, não é diferente.

Segundo a psicanalista Andréa Ladislau alguns sintomas muito característicos podem surgir e dificultar o dia-a-dia do jovem ou da criança, como: Falta de ar; Palpitação cardíaca acelerada; Tremores; Dificuldade para falar; Diarreia; Tensão muscular; Apagões de memória; Sudorese excessiva; Irritabilidade: Falta de Apetite ou o excesso dele; Insônia; Falta de foco; entre outros.

De acordo com a especialista, esses sintomas podem ser avassaladores e, às vezes, até mesmo assustadores.

“A sensação de falta de controle sobre o próprio corpo e a mente pode intensificar ainda mais a ansiedade”. diz.

Andrea separou algumas dicas que podem amenizar a ansiedade ou menos eliminá-la em período de provas:

Organize seu tempo de estudo – Estabeleça uma rotina de revisão do conteúdo de estudo, mas também reserve tempo de descanso e de lazer. Não adianta estudar horas seguidas sem pausas, pois isso pode prejudicar sua concentração e memorização.

Cuidar da sua saúde – Durma bem, hidrate-se e alimente-se de forma equilibrada e pratique atividade físicas.

“Esses hábitos ajudam a manter seu corpo e sua mente equilibrados e saudáveis, além de liberar endorfinas que melhoram seu humor e sua disposição”, explica.

Desenvolva Técnicas de relaxamento – Aprenda a respirar profundamente, a meditar, ouvir músicas calmas ou fazer alongamentos. Essas técnicas podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, além de aumentar sua autoestima e sua confiança.

“Você pode praticá-las antes, durante ou depois da prova, sempre que sentir necessidade”, diz.

Tenha uma atitude positiva – Evite pensamentos negativos como: “Eu não sei nada”, “Eu não sou capaz”. Segundo a psicanalista, eles geram mais insegurança e medo, e atrapalham o desempenho.

“Em vez disso, pense em tudo o que você já estudou, em seus pontos fortes e em seus objetivos”.

Busque Ajuda – Algumas pessoas sofrem com bloqueios reais e traumas que prejudicam seu desempenho, mesmo que estejam preparadas. É importante conversar com um especialista que possa ajudá-las a superar esses problemas.

Há alguma maneira para exercitar a memória sobre os conteúdos?

Andrea complementa que existem dicas para ajudar na memória e, consequentemente, auxiliar a assimiliar mais o conteúdo programático. São exercícios para afinar a memória, como:

1) Fazer caminhos diferentes e alternativos quando caminhar na rua;

2) Memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente os produtos de que precisa;

3) Vista-se de olhos fechados. Quando for pegar uma roupa no armário, com os olhos fechados, estimule a parte tátil e procure a peça que você deseja;

4) Leia muito e diariamente. Não só isso: converse com alguém sobre o que leu;

5) Faça o teste das cores. Provavelmente você já se deparou com o teste das cores, em que você deve ler as palavras, e não falar as cores com que elas estão escritas;

6) Adote um estilo de vida saudável.

Andrea complementa que em relação aos conteúdos, na hora de memorizar, é importante ler e fazer um resumo do que entendeu, sempre usando técnicas de resumo e esquemas.

“Sistematize o conteúdo e exercite sua mente para acessar o aprendizado com maior facilidade”, diz.

Outra dica da psicanalista é fazer associações visuais, como imaginar uma imagem ou uma cena que represente as informações que você deseja lembrar daquele conteúdo.

“Construa a história em sua mente, memorize os personagens ou os fatos. E por fim, fale em voz alta, faça perguntas e responda a si mesmo. Saber explicar o que estudou, significa maior domínio sobre o assunto”, finaliza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados