Resiliência e Capacidade Adaptativa são debatidos na Semana Nacional de Redução de Desastres da Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou, hoje (24/10), a programação alusiva à Semana Nacional de Redução de Desastres 2023, que tem como tema central “Salvador Sustentável: Resiliência e Capacidade Adaptativa”. O objetivo é colocar em discussão estratégias para reduzir o risco de desastres, além de preparar os agentes públicos para essas ocorrências em tempos de mudanças climáticas.

O evento, que se prolonga até o dia 26/10, está pautado na iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030, campanha do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR) da qual a Prefeitura de Salvador é parceira. Uma cidade resiliente é uma cidade que reduz a severidade e a frequência dos eventos de desastres ao reduzir seus riscos.

Na abertura, mensagem do prefeito Bruno Reis destacou que a Prefeitura “tem investido para tornar Salvador uma cidade mais resiliente e segura para seus moradores, não poupando esforços para dotar a Defesa Civil de estrutura voltadas para ações preventivas”. A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou, por sua vez, “o importante trabalho da Codesal para preservar vidas”.

Sintonia

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentuou “a necessidade dos órgão envolvidos no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de atuarem em sintonia para preservar vidas e o patrimônio”, aproveitando para agradecer ao coordenador de operação do Corpo de Bombeiros da Política Militar, coronel Jadson Ferreira de Almeida, pela pronta atuação da corporação no incêndio que consumiu casarões na Avenida Sete, no dia 22/10. O coronel Jadson, em concordância, afirmou que “precisamos estar entrelaçados para o trabalho ocorrer com eficiência”.

Em seguida, a coordenadora da Semana Nacional de Redução de Desastres da Codesal, Denise Fraga, deu boas-vindas aos presentes, informando que o tema do primeiro dia do evento seria “ODS 17 – Parcerias e Meio de Implementação – O Escritório de Cooperação Internacional como Organismo Estratégico para a Localização dos ODS em Salvador”, convidando João Victor Queiroz da Silva, chefe do Escritório de Cooperação Internacional na Prefeitura de Salvador, a falar sobre o tema.

Ele explicou que a ODS 17 inspirou a criação do Escritório, pois “visa articular ações e parcerias em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estimulando diversos acordos de cooperação”, a exemplo do Bairro Novo Vila Mar, fomentado pela Cities Faciities (C40 CFF).

Eficiência energética

A palestra da especialista em Eficiência Energética da Neoenergia, Virginia Forte, teve como tema ODS13 – Ações Contra as Mudanças Climáticas – Eficiência Energética. Ela explicou que “a ODS13 tem como meta o combate às alterações climáticas, acentuando que não se pode atingir este objetivo sem a adoção de matrizes energéticas de baixa emissão de carbono”.

A reciclagem foi o assunto da fala do coordenador da Cooperativa Bariri, Elia Bezerra da Silva Junior, com o tema ODS11 Construindo Cidades Sustentáveis – Desafios no Processo de Reciclagem. Ele destacou em sua apresentação que “a Codesal foi o primeiro órgão do município da adotar a coleta seletiva”.

No turno da tarde foram aplicadas as capacitações Segurança com Energia Elétrica em Situações de Desastres, ministrada pelo engenheiro eletricista e em segurança do trabalho do Departamento de Saúde e Segurança da Neoenergia, Mário Jambeiro, e Os Desafios da Preservação do Patrimônio Edificados Tombado pelo Iphan, pela arquiteta e urbanista Raquel Neimann, do Iphan.

Além de servidores da Codesal e de outros órgãos da Prefeitura de Salvador, participaram do evento os coordenadores da Defesa Civil de Madre de Deus, Girlécio Souza, de Santo Amaro, Jonatas Diego Moraes Gomes, e de Camaçari, Ivanaldo Soares, juntamente com colaboradores dos respectivos órgãos. Os dirigentes destacaram que os temas abordados no evento vão contribuir para implementar a atuação em seus respectivos municípios.

Visita

O vereador André Fraga acompanhado da deputada alemã, Uta Röpcke, visitaram o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), onde foram recebidos pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Após detalhamento sobre o funcionamento da unidade tecnológica, seguiram para o auditório onde está sendo realizada as palestras de Semana Nacional de Redução de Desastres.

Na oportunidade, André Fraga destacou a “evolução da Codesal com o embarque de tecnologia e a adoção de um olhar para além da resposta, tendo cada vez mais que se adaptar às mudanças climáticas”. A deputada Uta, por sua vez, afirmou: “fiquei impressionada com o trabalho de vocês. Temos muito a aprender com vocês, trabalhando em parceria”. Foto: Ascom / Codesal

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados