Campanha de vacinação contra a febre amarela mobiliza moradores de Busca Vida

Por estar inserido dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), o Condomínio Busca Vida (CBV), em parceria com a Secretaria de Saúde de Camaçari, realizou um Dia D de vacinação contra a febre amarela junto aos condôminos e trabalhadores do residencial, com foco em crianças e adultos até 59 anos. Durante a mobilização, mais de 70 pessoas foram imunizadas, afirmou o síndico administrador Marcelo Dourado. “A parceria seguiu uma recomendação da Secretaria de Saúde, conforme o Alerta Epidemiológico 03/2023”, explicou.

A febre amarela é transmitida por mosquitos contaminados a pessoas que não estão imunizadas. Para quem ainda não tomou a vacina, vale lembrar que o imunizante está disponível gratuitamente nos postos de saúde de todo o país, sendo recomendado, principalmente, para pessoas que habitam ou visitam áreas de risco, como matas e florestas. “A medida se faz necessária devido à ocorrência de óbitos de primatas não humanos (PNH) entre agosto e setembro deste ano, no Distrito Sanitário da Costa de Camaçari”, explicou o síndico administrador.

A prevenção contra a febre amarela é realizada através de uma vacina extremamente eficaz (confere imunidade dentro de 30 dias para 99% das pessoas imunizadas), segura e acessível (disponível no Sistema Único de Saúde – SUS). Em 2022, a cobertura vacinal de febre amarela em Camaçari foi de 68,76%, aquém da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Em 2023, até junho, a cobertura é de 55,89%. O alerta epidemiológico foi direcionado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA) através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (COVEPI), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Definição de caso suspeito: Indivíduo não vacinado contra febre amarela, ou com estado vacinal ignorado, que apresenta quadro infeccioso febril agudo (geralmente, até sete dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, com exposição nos últimos 15 dias em área de risco, e/ou em locais com recente ocorrência de epizootia em PNH, e/ou em áreas recém-afetadas e suas proximidades.

Recomendações: Fazer uso da vacinação preventiva, evitar deslocamentos para áreas silvestres, eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, utilizar repelente e roupas que protejam as áreas expostas do corpo (braços e pernas) quando ingressar em áreas de matas, e ficar alerta para casos suspeitos.

Importante: Apesar dos animais silvestres não transmitirem a febre amarela para humanos, pois são vítimas da doença e servem de alerta para a comunidade, é importante não os alimentar e evitar contato com eles. Caso seja encontrado algum animal doente ou morto, não se deve coletar o animal, mas entrar em contato com a GEVISA do Distrito Sanitário (de segunda a sexta), pelo telefone 71-3623-6003. foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados