Selo da Diversidade LGBT+ inscreve empresas para certificação até 24 de novembro

O Selo da Diversidade LGBT+ 2023, iniciativa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro para empresas que assumiram, ao longo deste ano, responsabilidade social no combate a práticas LGBTfóbicas no ambiente corporativo. Interessados devem se inscrever pelo link http://selodiversidade.salvador.ba.gov.br/.

O selo possui duas categorias, sendo uma delas a de compromisso, voltada para organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade de Salvador. A segunda trata de reconhecimento, e foca essencialmente em micro e pequenas empresas, com gestão exclusiva de pessoas LGBT+, com no mínimo cinco funcionários, na sua maioria trans -, além de entidades sem fins lucrativos, que lutem pela valorização desse público.

As instituições se comprometem a cumprir diretrizes voltadas para a promoção da diversidade LGBT+. Após a certificação, as organizações assumem a responsabilidade de combater práticas LGBTfóbicas no ambiente de trabalho, apresentando propostas que serão analisadas por um comitê gestor formado por entes da sociedade civil e representantes dos órgãos públicos.

Importância – Para o coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT+ da Semur, Marcelo Cerqueira, o Selo da Diversidade é uma ferramenta fundamental para a prática da política de diversidade nas organizações. “É uma ação de sensibilização, inserção e promoção da população LGBT+ em no quadro funcional das empresas. O programa reitera a importância de uma equipe plural, como melhoria no processo criativo e de aprendizagem da empresa, gerando maior qualificação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade”, assinalou.

A certificação será concedida pela Prefeitura a partir de análise de um comitê gestor formado por representantes da sociedade, a exemplo da Semur, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Semdec); do Instituto A Mulherada; Universidade Salvador – Unifacs; Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM); Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo Gay da Bahia (GGB), dentre outras instituições.

As dúvidas podem ser solucionadas com a Semur, na Rua do Tesouro, s/n, Edifício Nossa Senhora da Ajuda, 6º andar, através dos telefones (71) 3202-2604 ou 2607 ou e-mail [email protected]. Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados