Enem 2023: aulão preparatório apresenta espetáculo sobre a ‘Segunda Guerra’, em revisão

Apresentação de “5 Segundos” compõe a programação do “Aulão Ingressar”, evento promovido pela Prefeiturade Salvador, traves da SPMJ, no sábado (28), no Centro de Convenções de Salvador

A História, a Geopolítica e os valores que permearam os últimos 80 anos no planeta são abordados no espetáculo “5 Segundos”, que será apresentado no próximo sábado (28), às quatro da tarde, no Centro de Convenções de Salvador, dentro da programação do “Aulão Ingressar”, um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, oferecido gratuitamente pela Prefeitura.

A apresentação da peça será a parte artística do evento, o encerramento da revisão interdisciplinar voltada para estudantes da Rede Pública e Privada. De acordo com o professor de História e um dos diretores do espetáculo, Ricardo Carvalho, “a iniciativa inédita de oferecer acesso gratuito a um conteúdo de primeira linha na preparação para provas e concursos revela o interesse do poder público com a promoção social da sua juventude”.

O educador defende que “o uso da arte como instrumento de Educação e preparação para o Enem já é ferramenta bastante explorada pelos grandes centros de formação do país, sendo uma honra para a produtora Escritório do Pensamento receber o convite da prefeitura de Salvador para poder levar o ensino formal através do repertório sociocultural para o público estudantil da capital baiana”.

O espetáculo teatral “5 segundos” utiliza a arte para compreender e discutir a tensão que conduz os povos à luta armada. A partir da história real de um soldado baiano, a peça retoma o debate sobre os motivos que levam as nações à guerra e os personagens que fazem parte deste conflito.

Justamente em meio a mais um episódio de tensão no Oriente Médio, provocando o temor em todo o planeta, “5 Segundos” recria o ambiente de uma batalha ocorrida na Segunda Grande Guerra Mundial, estendendo o relato de uma cena que teve duração de apenas cinco segundos, transformando o episódio em um espetáculo com quase uma hora de duração.

*O espetáculo* – Com promoção do Escritório do Pensamento, “5 segundos” é uma obra escrita pelo professor, historiador e dramaturgo Ricardo Carvalho. A peça já foi assistida por mais de seis mil pessoas em inúmeros palcos da Bahia, incluindo um encontro épico com o público na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em 2022.

“5 segundos” apresenta o enredo de um caso real de um soteropolitano que entrou para a história compondo a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e conheceu o drama da morte violenta sob o frio, a fome e a insegurança.

A história se passa nos anos finais da Grande Guerra. Em território italiano, o baiano Rui se depara com um soldado alemão em pleno “teatro da guerra”. Esgotados, nem ele, nem mesmo o oponente nazista dispõem de armas de fogo ou munição, mas carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Era o fim para um dos dois, ou para os dois, mas aqueles “5 segundos”, entre o olhar de fúria e o corpo tombado sob o golpe inimigo, se transformariam em uma retomada de uma vida inteira que aproxima os personagens e coloca em xeque os valores humanos, as expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, as verdades e mentiras sobre a guerra.

“5 segundos” discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!

São apenas “5 segundos” e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos? Vale a pena conhecer essa história cheia de surpresas e reflexões.

No elenco, Felipe Velozo, que esteve recentemente em dose dupla na programação da Rede Globo, vivendo o bancário Tomás em “Mar do Sertão” e o jogador de futebol Joca Neto em “Família Paraíso”. Na HBO, Velozo compõe o elenco da série “Vale dos Esquecidos”. Na Amazon, dá vida ao personagem Marlon, em “Eleita” e também está em cartaz na série “Irmãos Freitas”. No cinema, esteve no elenco de “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, e na primeira parceria internacional, “Perros” e em “Sol”, de Lô Politi.

Premiado duas vezes na categoria melhor ator no prêmio Braskem de teatro (2013 com “Entre Nós” e 2017 com “Egotrip”), Igor Epifânio também faz parte da trinca de atores de “5 Segundos”. Com grande experiência nos palcos, Epifânio já se apresentou em quase três dezenas de cidades em três países.

Marília Carvalho é o toque marcante e feminino em “5 Segundos”, a única a interpretar mais de um personagem na trama. Além disso, também assina a produção do espetáculo. Como atriz, tem passagens em “As contadoras de histórias” (1999), “Ativistas da Paz” (2015), além dos curtas “Deveras” (2002), “Serrano” (2015), Minha praia” (2017), “O que é o amor” (2020) e “Não é mais um musical de Hollywood” (2020). Em 2023, fez parte do elenco do docudrama “Caminhos da Liberdade”, sobre a independência do Brasil na Bahia.

O desafio de dilatar o tempo, transformar uma cena de “5 segundos” em um espetáculo de 50 minutos, que pôde ir além da representação de quase seis anos de batalhas e mais de 70 milhões de mortos na Segunda Grande Guerra Mundial, reuniu, mais uma vez, os diretores Ricardo Carvalho e Alan Miranda (SMS – Saga da Memória Soteropolitana, 2012). Daniel Arcades (Prêmio Braskem 2016, com o texto de “Rebola”, e 2022, com a direção de NAU) também assina a direção do espetáculo. Daniel e Alan reeditam a parceria de sucesso no texto de “De um tudo”, 2017. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados