SEC participa de Encontro Nacional da Campanha pelo Direito à Educação, em Salvador

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta quarta-feira (18), do Seminário “PNE: balanço e desafios para a próxima década, sem retrocessos e com ousadia, considerando as dimensões nacional e da Bahia”, dentro do 11° Encontro Nacional da Campanha pelo Direito à Educação. O evento, que teve início na terça-feira (17) e prossegue até esta quinta (19), em Salvador, conta com a parceria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Bahia (Uncme-Ba) e o apoio da SEC. Com a participação de representantes de 24 estados brasileiros, o encontro tem como objetivo fortalecer a articulação de centenas de entidades da rede da campanha de todas as unidades da federação em prol da participação no ciclo da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae) 2024.

A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou a importância do encontro realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação para o processo educacional na Bahia. “Acolhemos a representação de 24 estados do Brasil na Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e todos os diálogos e construções coletivas aqui têm uma única finalidade, que é a educação pública de qualidade. Aqui é a Bahia acolhendo essas pessoas, fomentando o diálogo e acreditando que é coletivamente que reafirmamos o direito à educação de crianças, jovens, adultos e idosos. É pela educação que o nosso país segue o seu processo civilizatório por liberdade, autonomia e democracia”.

Com o tema “Desafios e oportunidades para o direito à educação no Brasil: rumo ao novo PNE. Sem retrocessos e com ousadia!”, o encontro tem como um dos principais debates o Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente neste momento em que a Bahia está realizando as suas Conferências Municipais de Educação e se preparando para a Conferência Extraordinária da Bahia, no mês de dezembro. A coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e coordenadora do encontro, Andressa Pellanda, destacou a importância da realização do evento na Bahia. “Este encontro que acontece neste Estado que tem tanta diversidade é um sonho de muito tempo. Temos muito orgulho de dizer que a campanha herda o legado de Anísio Teixeira na defesa da educação pública e de qualidade e esta é uma luta de todos os povos, que tem como espinha dorsal o PNE e que sustenta toda a política nacional de Educação”.

A coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Gilvânia Nascimento, falou sobre o significado das alianças dos parceiros em prol da educação. “Quando idealizávamos trazer o encontro para cá e levamos para a secretária Adélia, de prontidão ela acatou a viabilização na terra de Anísio Teixeira e, com isso, a nossa rede mostra o quanto é importante estarmos articulados com os parceiros, a exemplo do Ministério Público da Bahia, o legislativo, os fóruns de Educação e a sociedade civil”.

Nesta quinta-feira (19), as representações do direito à educação de diversos estados realizarão uma revisão do plano estratégico produzido, e, ao final, o comitê da campanha fará, em parceria com a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), o lançamento de dados de um estudo inédito sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação indígena de mulheres. Foto:Amanda Chung

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados