Cole no Centro: Muzenza encanta Centro Histórico de Salvador com música e cores

O Centro Histórico de Salvador ganhou vida, cores e muita música na tarde desta quarta-feira (18), com o ritmo e a beleza da icônica banda afro Muzenza. O grupo brindou baianos e turistas com uma apresentação cultural gratuita que marca o retorno do Cole no Centro, uma iniciativa que visa reocupar o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com o objetivo de fomentar a cultura e valorizar a economia regional. O cortejo teve início na sede do bloco, localizada na Rua das Laranjeiras, e percorreu as ruas do Pelourinho, onde a banda Muzenza não deixou ninguém parado com a batida contagiante.

A rainha do Muzenza, Cláudia Mattos, classificou a apresentação como uma “explosão de cores e de sons”. “A gente chama as pessoas que estão pelo Pelourinho, turistas ou moradores da cidade que estão por aqui. Na verdade, é uma prévia do Carnaval. Esse é o período que estamos nos preparando para a folia”, disse.

“Essa iniciativa é maravilhosa, porque, além de mostrarmos a nossa beleza, a nossa dança, as nossas cores, porque cada bloco afro tem a sua cor e a sua batida, a gente está convidando as pessoas para que possam participar dos nossos ensaios, que já começam entre o final de outubro e o início de novembro”, completou.

Presidente do Muzenza, Jorge Santos destacou que a apresentação desta tarde fomenta a cultura em uma das principais regiões. “O Muzenza sempre é parceiro das instituições públicas. Nada melhor do que essa iniciativa com os blocos afros para que haja esse fomento para revigorar as ações no Centro Histórico”, ressaltou.

“Com elas, fortalece e movimenta o turismo, atraindo as pessoas para cá, fazendo com que o Muzenza possa mostrar a sua força percussiva, a sua força enquanto conjunto. Nada melhor que fazermos isso para movimentarmos as ruas do Centro Histórico”, emendou Jorge.

Animação – Os turistas também compartilharam as suas impressões positivas. A nutricionista Adriana Guimarães, de 28 anos, natural de Pernambuco, afirmou que achou tudo muito lindo, tanto a batida quanto a dança e as cores. “Estou encantada com a vibração do Muzenza, casou direitinho com a energia do Pelourinho”, afirmou.

O companheiro de Adriana, o advogado Danilo Simas, de 34 anos, declarou que o balanço da Bahia encanta qualquer um. “Tanto a nós, por exemplo, que somos pernambucanos, somos vizinhos do Nordeste, quanto o turista que vem do outro lado do mundo. Salvador está de parabéns, uma atração muito positiva para quem visita a cidade”, acrescentou seu companheiro, o advogado Danilo Simas, de 34 anos.

Demais apresentações – A programação preparada pela Prefeitura de Salvador continua a animar o Centro Histórico nos próximos dias. Nesta quinta (19), às 17h, a banda d’A Mulherada se reunirá no Largo do Pelourinho. Os sábados contarão com a animação da banda Didá, que se apresentará a partir da sede, na Rua Gregório de Mattos, também no Pelourinho, às 16h.

Aos domingos, a programação apresentará o show e cortejo dos Filhos de Gandhy, com saída na sede do bloco, também na Rua Gregório de Matos, às 15h. E para começar a semana, o Cortejo Afro agita as ruas do Pelourinho às segundas, com apresentações a partir das 16h, na sede situada na Rua Santa Isabel. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados