Jerônimo Rodrigues inaugura colégio de tempo integral em Jardim Cajazeiras

Salvador ganhou mais uma unidade escolar da rede estadual com estrutura completa para a oferta do ensino em tempo integral. Foi inaugurado nesta quarta-feira (18), no bairro Jardim Cajazeiras, o novo Colégio de Tempo Integral José Dias de Sales, onde foram implantadas 36 salas de aula, quatro laboratórios, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, restaurante estudantil e teatro, ambos com 200 lugares, entre outros equipamentos. O governador Jerônimo Rodrigues participou da entrega ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior, da secretária da Educação, Adélia Pinheiro e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), José Trindade, dentre outras autoridades.

O governador destacou que essa é a oitava unidade inaugurada na capital e a 29º em todo o estado. Entre obras e equipamentos, o colégio entregue nesta quarta-feira contou com investimento de R$ 26,4 milhões. “O meu desejo, o desejo da secretária Adélia, é que já tivéssemos contemplado a universalização dessas escolas por toda a Bahia. Alguém pode imaginar: mas essas escolas só são construídas em cidades grandes, como Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista? Não. Isso não é verdade. Essas escolas estão espalhadas por toda a Bahia, inclusive municípios pequenos. Queremos ultrapassar aquela fase que as pessoas comparavam quando encontravam escola pública com escola particular”, afirmou Jerônimo, que anunciou a inauguração de outra unidade nesta quinta-feira (19), em Lauro de Freitas.

Em Salvador, além do Jardim Cajazeiras, as novas escolas de tempo integral estão localizadas nos bairros do Imbuí, Paripe, Sussuarana, Vila Canária, São Cristóvão, Cabula e Lobato. “Nós temos aproximadamente 60 mil estudantes em tempo integral, mas nós temos quase 700 mil na rede que se beneficiam da educação integral, que é educação por valor humanista, que traz o tempo de escola em unidades curriculares, mas que complementa esse tempo com atividade física, cultura, arte, esporte, ciência, além de aprendizagem em oficinas de matemática e de língua portuguesa”, explicou a secretária Adélia.

Ainda conforme a titular da Secretaria da Educação (SEC), a nova escola vai oferecer não só o Ensino Médio em tempo integral, como também aulas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de Educação Técnica e Profissionalizante na área tecnológica, através do curso de Informática.

Obras

José Trindade reiterou que o padrão de qualidade das obras das novas escolas de tempo integral é uma preocupação do Governo do Estado. “Cuidar de pessoas, cuidar de gente e levar a qualidade das obras para cada uma das pessoas. E mais do que isso, escolas como estas, são equipamentos de transformação de vidas, e com isso também a gente está colaborando para a redução dos índices de criminalidade. Aqui é um equipamento que deve ser abraçado pela comunidade”, declarou.

Para o estudante José Guilherme, 16 anos, aluno do 3º ano, concluir o Ensino Médio na nova estrutura é um orgulho. “Eu queria agradecer muito por essa escola, pois a estrutura que ela proporciona a todos os estudantes é muito importante. Porque, todos esses equipamentos, o microscópio, esses projetos 3D da anatomia do corpo humano são fundamentais para a gente estudar, fazer projetos”, contou o jovem que está decidindo entre cursar faculdade Bioquímica ou Engenharia Civil. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados