Caminhões da Limpurb chamam a atenção para o combate ao câncer de mama

Três palavras estampadas em quatro caminhões compactadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) chamam atenção para importância de prevenir o câncer de mama. Os veículos plotados com a mensagem “Bem me Quero” passam a circular pela cidade, levando a mensagem de alerta e conscientização à população. Além dos caminhões, as agentes de varrição e de coleta de lixo também ganharam uniforme e adereços na cor rosa. O início da campanha ocorreu nesta terça-feira (17), na sede do órgão, em Porto Seco Pirajá.

Os caminhões plotados e os uniformes padronizados fazem parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa marca o Mês Internacional de Combate ao Câncer de Mama e, em especial ao Dia Mundial de Combate do Câncer de Mama, celebrado na próxima quinta-feira (19).

Com 58 anos e há oito deles trabalhando na Limpurb, a agente de limpeza Tânia Ribeiro afirma que faz a mamografia anualmente, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) a mulheres a partir dos 40 anos. Vestida com uniforme rosa, a funcionária comentou sobre a importância da campanha. “Os caminhões estão lindos e nós também. Tudo rosa como manda o Outubro Rosa. Nós circulamos a cidade toda e por onde a gente passar, vamos lembrar às mulheres sobre a importância de cuidar das mamas”, disse entusiasmada.

Há duas décadas e meia como agente de limpeza, Kátia dos Santos, 48 anos, sempre integra a campanha da Limpurb do Outubro Rosa. Realizando a mamografia anualmente há oito anos, ela diz que sempre fala do assunto com outras mulheres. “Adoro usar essa farda rosa e poder levar a mensagem de ajuda para outras mulheres. Fico muito feliz em saber que além da limpeza da nossa cidade, somos instrumento de informação a saúde”, frisa.

Papel social – O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca que o órgão também tem um papel social e, por isso, sempre adere às campanhas de conscientização da população. Segundo ele, o intuito da “Bem me Quero” é promover a conscientização pelas ruas de Salvador sobre o câncer de mama, sensibilizando o público feminino para a necessidade da realização dos exames preventivos, como o toque e a mamografia, principais mecanismos para combater a incidência de casos de câncer de mama.

“É um gesto de solidariedade com toda a cidade. Nós sabemos que esses caminhões circulam diariamente por Salvador, por inúmeros lugares. Por isso, adequar a campanha aos nossos compactadores é uma forma também de difundir uma informação extremamente necessária para a saúde pública”, pontua Gordilho. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados