Bruno Reis anuncia ações para o público jovem durante abertura do NAU Fest na Arena Fonte Nova

O prefeito Bruno Reis participou, na tarde desta terça-feira (17), da primeira edição presencial do NAU Fest em Salvador, evento internacional que tem por objetivo inspirar jovens – com faixa etária entre 15 e 29 anos e residentes na Bahia – em temas como empreendedorismo, tecnologias, mundo do trabalho e diversidade.

Durante o evento, o prefeito, ao lado das titulares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, e da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), Fernanda Lordêlo, anunciou que vai lançar em breve um programa com a oferta de seis mil vagas em cursos de capacitação para o público jovem. Além disso, o prefeito convidou os jovens para participar do aulão do ENEM que vai ocorrer no dia 28 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador.

“Quem vai fazer o ENEM aproveite o evento que será realizado no dia 28 no Centro de Convenções. Nós teremos, durante o dia inteiro, aulas gratuitas com os melhores professores dos cursos de Salvador para vocês. Quero todos lá. Para quem quer se qualificar, a nossa secretária Mila Paes lançou agora o Geração SSA, programa que oferece cursos de tecnologia, de inovação, empreendedorismo e de diversas áreas. Por isso, comecem através do esforço de vocês, se preparem e se dediquem, que eu tenho certeza que vocês são capazes, que vocês podem ir muito além”, destacou.

O prefeito também ressaltou a alegria em poder participar da abertura da primeira edição presencial do NAU Fest, maior evento do Brasil neste segmento. “Nenhum outro estado, nenhuma outra cidade fez um evento com tantos estudantes como nós estamos fazendo nesta tarde. A Prefeitura apoiou esse evento, porque compreende a importância dele para estimular que o jovem possa ter a sua autonomia, que o jovem possa ser senhor do seu destino, que o jovem possa, através dos seus sonhos, alcançar os seus objetivos”, afirmou.

Ele lembrou, ainda, que a idade dos jovens que participaram do evento é um momento decisivo para construir o futuro que cada um deseja. “Eu digo a vocês, porque aprendi na minha casa com a minha mãe e com o meu pai. A minha mãe era professora. Ela dizia: ‘estude, pois só através do estudo você vai realizar os seus sonhos e os seus objetivos’. Meu pai já era um homem do trabalho. Ele dizia: ‘meu filho, trabalhe, porque nada resiste ao trabalho’”, disse.

Com isso, o prefeito deixou uma mensagem para os milhares de jovens presentes na Arena Fonte Nova de que tudo é possível quando se acredita no sonho. “Quando a gente quer, a gente alcança e o NAU Fest está proporcionando esse evento a vocês hoje, então acreditem que vocês podem conseguir. Tirem proveito dessa oportunidade”, acrescentou.

Ações – Mila Paes aproveitou a ocasião para informar, de maneira resumida, o funcionamento do programa Geração SSA. “A ideia é fazer com que os jovens conheçam o que há de novas carreiras e que possam se preparar para isso, para que estejam prontos para as oportunidades atuais do mercado. A ideia é que possamos trazer o programa, firmar parceria com os empregadores e disponibilizar vagas das empresas de Salvador para os jovens. Estamos buscando, além disso, os melhores mentores do Brasil para qualificar e capacitar o público jovem. Ao todo, serão seis mil vagas”, contou.

A secretária Fernanda Lordêlo explicou um pouco sobre a missão da SPMJ e sobre a parceria que já tem com a Junior Achievement (JA), criadora do NAU Fest. “Eu estou aqui para falar um pouco da secretaria, responsável pelas políticas para mulheres, infância e juventude, e vocês são a nossa juventude. Um dos maiores programas que nós temos é em parceria com a JA. Nós temos vários projetos juntos, a exemplo do Protagoniza Jovem. E eu estou muito feliz em ver que vocês estão aqui hoje, pois estou vendo muita gente envolvida e interessada. Quero reforçar a mensagem do prefeito para que vocês compareçam ao evento do dia 28, que terá DJ e formação”, disse.

Evento – O evento internacional NAU Fest foi criado pela Junior Achievement Américas. A Junior Achievement é uma ONG global com atuação na Bahia há 18 anos. O NAU Fest estreou em 2022 e gerou mais de 13 mil experiências educativas em um formato 100% digital. A edição de hoje foi a primeira experiência presencial e inovadora, apresentada para cerca de seis mil estudantes da rede pública de ensino na Arena Fonte Nova, mas a expectativa da organização do evento é que mais de 20 mil pessoas nas Américas sejam impactadas pela ação. O evento contou com apresentações culturais, palestras e talks, entre outras atividades. Além da Prefeitura, participaram dessa edição a Central Única das Favelas (CUFA) e diversas empresas parceiras. Foto: Valter Pontes/ Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados