Salvamar realiza mais de 3 mil ações preventivas no feriado prolongado

Entre a última quinta-feira (12) e domingo (15), feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou mais de 3 mil ações preventivas no trecho de orla entre Jardim dos Namorados e Ipitanga. Desse total, 62 foram de salvamentos e 19 crianças perdidas foram entregues aos responsáveis. As praias com maiores ocorrências foram Armação, Pituaçu, Jaguaribe, Piatã, Itapuã e Stella Maris – um óbito foi registrado na Boca do Rio.

O órgão também entregou mais de 2,5 mil pulseiras infantis aos pais e responsáveis por crianças, além de realizar procedimentos de primeiros socorros e cursos/palestras. “Neste feriadão a gente já esperava uma crescente nas ocorrências. O mar estava muito perigoso, e recebemos um fluxo fora do comum dos dias normais. As praias estavam cheias”, disse o coordenador do Salvamar, Kailani Dantas.

Orientações e contatos – Dantas alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora do banho de mar, especialmente neste período da primavera, quando as correntezas marítimas são mais intensas. “É imprescindível que o banhista procure tomar banho de mar próximo a um posto salva-vidas, não consumir bebidas alcoólicas, não se aventurar nas águas, sempre estar atento às crianças e observar com atenção as sinalizações. Essas são as medidas mais seguras de minimizar os riscos de afogamento”, pontuou.

A Salvamar conta com 270 agentes, distribuídos em 40 postos, em um trecho de 28 km entre as praias do Jardim de Alah até Ipitanga. Os profissionais têm a missão de proteger e alertar os banhistas, evitando afogamentos ou outros incidentes. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo conta moto aquática, pés-de-pato, pranchas, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.

Além do contato direto com os agentes nas praias, em caso de emergência os banhistas podem recorrer ao serviço pelo telefone (71) 3202-4970. Já nos trechos fora da área de cobertura da Salvamar, deve ser acionado o Grupamento Marítimo de Salvador (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados