Evento no Parque da Cidade celebra a importância da água e da nutrição

Neste sábado (14), o Parque da Cidade, em Salvador, se tornou o centro das celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação, uma campanha internacional que visa conscientizar governos, setor privado, sociedade civil e a população em geral para o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. Esta é a primeira vez que uma cidade do Nordeste recebe o evento, que marca uma das datas mais enaltecidas do calendário das Nações Unidas. Com apoio do Governo do Estado, através do Programa Bahia Sem Fome (BSF), o evento é coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Neste sábado, as atividades envolvem famílias e crianças, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente e da nutrição. Durante a manhã, os frequentadores do Parque da Cidade tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas e assistir a palestras sobre a relação vital entre a água e o alimento. A campanha deste ano chama a atenção para a necessidade urgente de repensar nosso uso da água no cotidiano. A programação segue até segunda-feira (16) na capital baiana com uma série de atividades dedicadas ao tema ‘Água é vida. Água é alimento’.

Giselle Ramos, integrante da coordenação do BSF, destacou que a ação está alinhada aos objetivos do Programa Bahia Sem Fome. “Estamos combatendo a insegurança alimentar para criar um futuro mais sustentável e igualitário. Trabalhar em conjunto com essas renomadas agências internacionais para promover a segurança alimentar e nutrição é um compromisso inestimável. Essa colaboração desempenha um papel fundamental na ênfase dada à necessidade de reavaliar nossa relação com a água e na promoção de uma alimentação saudável”.

A analista de logística, Joseane Freitas, participou das atividades com seu filho Lucas de cinco anos e frisou a relevância da ação de conscientização. “Essa iniciativa é muito importante para sensibilizar não apenas as crianças, mas também os adultos sobre a relação fundamental entre a água, a nutrição e a preservação do meio ambiente. É fundamental repensar nosso uso da água no dia a dia para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos. A conscientização começa cedo, e eventos como este desempenham um papel fundamental nesse processo”.

Programação

No domingo (15), a celebração do Dia Mundial da Alimentação continuará no Parque de Pituaçu. O programa incluirá uma trilha e uma oficina dedicada à promoção de uma alimentação saudável, enfatizando a conexão entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

Na segunda-feira (16), às 17h, será realizado um evento para convidados no Museu de Arte Moderna (MAM), com a participação de autoridades políticas, de representantes internacionais, da sociedade civil, e de atores-chave para a alimentação no país. A data, já celebrada em Brasília, em São Paulo, e no Rio de Janeiro, será comemorada pela primeira vez em Salvador. É também a primeira vez que o evento acontece em uma cidade do Nordeste.

Tradicional nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, a iluminação na cor azul também acontecerá em Salvador, no MAM e no Elevador Lacerda, prédios históricos que marcam a história da Bahia.

Para obter informações detalhadas sobre as atividades e inscrições para a programação, os interessados podem visitar o site oficial do evento. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados