Investimentos na base produtiva de Assentamento em Ibirapitanga promove aumento da produtividade e qualifica produção

No Assentamento São João, situado no município de Ibirapitanga, os investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estão modificando a realidade da comunidade, promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e fortalecendo a economia local.

Lá, foram destinados recursos para a base produtiva, fornecendo insumos essenciais, como sementes de qualidade, sistemas de irrigação, adubo, entre outros, além da instalação de um sistema fotovoltaico, que possibilita maior autonomia energética na produção. O resultado? Um aumento significativo na produtividade e na qualidade das leguminosas, verduras e hortaliças produzidas.

Gean Carlos dos Santos Menezes, um dos beneficiários, compartilha sua experiência sobre o impacto dessa iniciativa na comunidade. “O projeto realmente mudou nossa vida. Aprendemos a trabalhar juntos como uma equipe e destacaria, especialmente, o sistema de placas solares, que nos ajuda, significativamente, na segurança de nossas plantações”.

Marilene Silva, outra moradora do assentamento, compartilha seu crescimento. “Nós já tínhamos hortas antes, mas o novo sistema de irrigação simplificado melhorou muito nossa produção e vendas. Além disso, os outros equipamentos fornecidos facilitaram muito o cultivo e a colheita. Tudo isso impactou na nossa renda.”

Essas mudanças foram fundamentais para o Assentamento São João, pois, anteriormente, as famílias apenas plantavam para o consumo próprio e para a comercialização em feiras locais. Agora, eles conquistaram o certificado do selo Brasil Orgânico pelo selo Povos da Mata, e se tornaram produtores orgânicos.

Além disso, essas famílias estão agora inseridas em programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo alimentos saudáveis e de qualidade.

Os investimentos foram realizados pelo Governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à SDR, com cofinanciamento do Banco Mundial. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados