Agricultura familiar de Pindaí ganha reforço em infraestrutura para a produção de derivados de frutas e de mandioca

Em Pindaí, município baiano localizado no território Sertão Produtivo, agricultores e agricultoras familiares celebram a chegada de mais infraestrutura que irão agregar valor à produção de polpas, biscoitos, bolos, beijus e outros produtos, favorecendo o aumento da produção de alimentos e a geração de renda no município. Isso é possível a partir das entregas, nesta sexta-feira (13), pelo Governo do Estado, de uma unidade de beneficiamento de frutas e de uma cozinha comunitária, ambas requalificadas, ampliadas e equipadas.

A ação foi executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A unidade de beneficiamento de frutas requalificada e com novos equipamentos vai atender, diretamente, 32 famílias da Associação de Mulheres Beneficiadoras de Frutas e Agricultura Familiar de Mulungo, comunidade localizada a oito quilômetros da sede do município. A agroindústria tem capacidade de armazenamento de três mil quilos, que poderão ser comercializados nos mercados locais e entregues para a alimentação escolar e eventos.

Para Cristina Maria dos Santos Carvalho, presidente da Associação, é uma satisfação receber, das mãos do Governo do Estado, essa unidade de beneficiamento de frutas. “Há algum tempo a gente trabalha na produção de polpas de frutas, porém, em um espaço improvisado, com poucos equipamentos, mas através do edital, conseguimos o recurso para a requalificação da unidade. Hoje, temos uma área bem maior do que a tínhamos antes, estamos com uma maior visão e muito entusiasmo e esperança de ter uma grande produção, mais vendas e mais recursos para as famílias que trabalham na produção de polpas”.

Entre os equipamentos que irão contribuir com a qualificação da produção e com as melhorias nas condições de trabalho estão: dosador, despolpadeira, liquidificador, balança, quatro freezers expositores, câmara fria, kit sanitização, equipamentos de proteção individual (EPI), mesas inox e utensílios domésticos, além de computador, impressora e tablet.

Cozinha comunitária e geração de renda

A Cozinha Comunitária, requalificada e equipada, entregue à Associação dos Pequenos Produtores Rurais Vale do Barreiro, beneficiará 45 famílias que trabalham na produção de beijus, biscoitos tipo chiringa e bolos. A produção já é comercializada para a Prefeitura e em feiras, padarias e de porta em porta.

Azenida Ramos, que representa a Associação, ressalta que essa é uma oportunidade que as famílias têm para ter uma renda a mais. “Através dessa cozinha já tivemos muitos aprendizados com os cursos para os preparos de várias receitas. Com essas oportunidades que estão chegando vai ser mais fácil levar nossos produtos para serem comercializados. Eu acredito que nós vamos ter grandes vendas e a nossa expectativa é a mudança de vida das famílias, sendo transformadas cada vez mais para melhor”.

Além da nova estrutura, a cozinha passou a contar com fogão industrial, forno, freezer, cilindro, batedeiras, mesa inox, impressora, tablet, notebook, moto e equipamentos de proteção individual (EPI), dentre outros equipamentos e utensílios.

Essas ações integram a estratégia do Governo do Estado, executada por meio da CAR, de agroindustrialização e agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, para gerar renda e possibilitar a ampliação da oferta de alimentos, além de movimentar a economia dos municípios baianos, especialmente, os que possuem maior vocação para a produção rural. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados