Por causa de fumaça de queimadas, Maratona de Manaus não poderá ser realizada neste domingo (15)

Poluição decorrente de mais de 500 focos de incêndio coloca em risco a segurança de atletas e obriga o adiamento da maior corrida de rua do Norte do Brasil

A fumaça que encobre Manaus e causa péssima qualidade do ar da cidade obriga o adiamento da Maratona de Manaus 2023. A maior corrida de rua da região Norte do Brasil será transferida, com data ainda a ser divulgada, por conta da poluição decorrente de mais de 500 focos de incêndio que atingem a região. A realizadora do evento esportivo, To Goal Sports aceitou a solicitação da Prefeitura de Manaus e concorda que, diante da situação, colocaria em risco a segurança dos mais de 7,5 mil atletas confirmados.

Desde a manhã desta quarta-feira (11), quatro dias antes da realização da Maratona de Manaus, a capital do Amazonas está encoberta por muita fumaça. A qualidade do ar na cidade é perigosa, com registros no aumento do volume de pacientes que procuram os hospitais com problemas respiratórios. A visibilidade também está prejudicada. Por isso, a To Goal Sports vai adiar o evento esportivo.

“Estávamos com todos os materiais e profissionais em Manaus para a realização do evento. Estávamos em montagem de estruturas, com tudo de acordo com o cronograma para que tudo fosse muito bem feito aos atletas. Não temos data definida para a edição deste ano, porque dependemos dos desdobramentos dos próximos dias. Infelizmente, teremos que adiar e, neste momento, não sabemos por quanto tempo isso irá durar. No entanto, vamos realizar a Maratona de Manaus 2023”, afirma James Júnior, CEO da To Goal Sports

O adiamento também atinge a Expo Amazonas Running, feira do evento, que ocorreria no Centro de Convenções Vasco Vasquez II, nesta sexta-feira (13) e sábado (14). A decisão leva em consideração a questão humanitária. O evento, com corridas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km no domingo (15), não irá colocar em risco a integridade física e a vida de atletas e profissionais envolvidos com sua produção.

“Estamos pagando por imprudência humana que coloca em risco a vida das pessoas. Não há condições de fazer a maratona neste domingo. Seria atentar contra a saúde. Pedimos desculpas a todos”, completa James Júnior.

Nos próximos dias, a organização da Maratona de Manaus 2023 vai entrar em contato com todos os atletas inscritos e informar, além de nova data para a realização das corridas, todos os procedimentos para que os mais de 7,5 mil inscritos possam alcançar seus objetivos em Manaus com segurança.

A Maratona Internacional de Manaus 2023 é uma realização da To Goal Sports e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, Água Mineral Yara, Bemol Farma e Supermercado Vitória.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados