Pacientes participam de Dia D do Preventivo no Multicentro da Carlos Gomes

Na última quarta-feira (11), Dia D do Preventivo, a equipe de enfermagem do Multicentro de Saúde Carlos Gomes (Centro) orientou as pacientes da unidade sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina por meio da realização de exames de rotina, como o preventivo, colposcopia e ultrassonografia mamária e da tireoide para a prevenção de doenças como o câncer. A ação também contou com a distribuição de panfletos.

Graças à orientação e à busca ativa realizada na unidade, Mariana dos Santos, de 31 anos, conseguiu um encaminhamento para a realização de transvaginal, ultrassonografia mamária, ultrassonografia da tireoide e colposcopia. “Eu vim para uma consulta para o meu filho com o neurologista, pois ele tem autismo, e consegui tanto o relatório médico dele, que há muito tempo eu estava buscando, como o agendamento desses exames para mim. Estou muito feliz, pois estou vendo que esse ano a atenção está sendo melhor”, contou.

Camila Santos, 35 anos, também foi ao Multicentro para acompanhar uma consulta do filho e conseguiu o encaminhamento para realizar a ultrassonografia mamária solicitada pela ginecologista. “Estou muito agradecida, pois vim trazer o meu filho para um acompanhamento e consegui também agendar um exame para mim”, disse.

Na manhã de hoje, oito pessoas fizeram o exame preventivo com a enfermeira Edna dos Santos. “Qualquer serviço gratuito para a população já é ótimo, principalmente o preventivo, que é tão difícil às vezes, e nós estamos disponibilizando no Centro, onde é acessível a todos. Eu vou seguir orientando as pessoas não só em relação à prevenção do câncer de mama, mas também para que a mulher possa olhar para ela mesma e ter um pouco de cuidado com a sua saúde”, afirmou a enfermeira.

Coordenadora de enfermagem no Multicentro, Malena Aleluia explicou que o preventivo é importante, pois investiga as células do tecido do colo do útero, prevenindo, assim, o câncer nesta região. “É importante que todas as mulheres façam o exame, principalmente agora que estamos no mês do Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama e também do colo do útero. É necessário fazer o preventivo anualmente para que, se for encontrada alguma alteração, possa ser iniciado o tratamento o quanto antes, aumentando, assim, as chances de cura”, alertou.

O exame preventivo é considerado o principal método para obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua, aumentando as chances de cura para 100%. O exame também auxilia no diagnóstico de alterações no local ocasionadas pelo HPV, infecções e inflamações vaginais e no diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que não manifestam sintomas externos.

Procedimentos – A equipe do Multicentro adotou as quartas-feiras como Dia D do Preventivo, mas o exame está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, por demanda aberta, ou seja, sem a necessidade de agendamento. No local, também podem ser solicitados encaminhamentos para a realização de Ultrassonografia Transvaginal, mamografia, citopatológico de colo uterino (preventivo) e consulta com mastologista para mulheres com indicação e na faixa etária de rastreamento (50 a 69 anos).

Programação – Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações para a conscientização das mulheres e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Também na quarta (11), houve a disponibilização de vacina contra HPV e de outros imunizantes durante o Festival da Criança e Adolescente, ocorrido no Parque da Cidade. Já nesta sexta-feira (13), haverá uma roda de conversa sobre a importância da realização de check-up, incentivando a realização de consultas e exames no Multicentro Amaralina.

Nos dias 19 e 26, o Mercado Modelo e o bairro da Liberdade, respectivamente, vão receber a Feira de Saúde Mulher da Maloca, uma ação voltada para mulheres em situação de rua. Serão oferecidos serviços como realização de preventivos, rastreio de doenças respiratórias, testes para detecção de ISTs, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao vírus HIV, distribuição de preservativo, orientações sobre redução de danos para o tabaco, além de encaminhamentos para documentação, auxílios, benefícios sociais e orientações jurídicas.

A SMS também disponibiliza mais de 300 vagas para a realização de mamografias em clínicas contratualizadas e vagas para ultrassonografia mamária bilateral e ultrassonografia transvaginal no Hospital Municipal de Salvador (HMS), para pessoas previamente agendadas nas unidades de saúde do Distrito Sanitário de Cajazeiras. O programa Saúde nos Bairros também está oferecendo mamografia de forma gratuita, sem agendamento prévio, bastando apenas apresentar a requisição, Cartão SUS e documento com foto. Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados