Confira o funcionamento dos órgãos municipais de Salvador durante feriadão da Padroeira do Brasil

Neste feriado prolongado devido ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e do Dia das Crianças, celebrados nesta quinta-feira (12), o expediente nas repartições públicas estarão suspensos. No entanto, os serviços essenciais seguem em funcionamento. Confira:

Trânsito – Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente para lidar com problemas no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) monitorará o tráfego 24 horas através de câmeras de videomonitoramento, e as blitzes de Lei Seca continuarão normalmente durante o período. Os setores de atendimento ao público não funcionarão na quinta-feira e sexta-feira, retornando na segunda (16).

Fazenda – Os postos instalados nas Prefeituras-Bairro e a Central de Atendimento, localizada na Rua das Vassouras, 1, no Centro Histórico, estarão fechados tanto na quinta quanto na sexta-feira. Os balcões da rede SAC funcionarão normalmente na sexta. A população pode solicitar serviços através do Formulário de Atendimento (FAS) no site (fas.sefaz.salvador.ba.gov.br). O atendimento presencial será retomado na segunda (16).

Estabelecimentos e poluição sonora – A fiscalização de estabelecimentos comerciais e eventos será intensificada, e operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregulares serão realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Denúncias de poluição sonora devem ser feitas pelo Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. O atendimento presencial será suspenso na quinta-feira (12) e sexta-feira (13).

Saúde – Neste feriado prolongado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estarão operando normalmente, 24 horas por dia, garantindo atendimento de emergência à população. Os multicentros de Amaralina, Liberdade, Vale das Pedrinhas e Carlos Gomes terão um horário diferenciado. Eles estarão abertos exclusivamente na sexta, das 7h às 17h, para oferecer atendimento médico e assistência à população.

Já o Saúde nos Bairros estará ativo durante o feriado, ofertando serviços essenciais. Na sexta e no sábado, das 7h às 17h, a equipe do programa estará disponível no Bairro da Paz e em Ilha Amarela, para atender às necessidades de saúde da população nas localidades.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) retomarão o funcionamento na segunda-feira (16), assim como o serviço de vacinação.

Defesa Civil – Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona 24 horas, inclusive no feriado, para atender a solicitações relacionadas a riscos como queda de árvores e desabamentos. O telefone gratuito 199 é a linha direta para emergências.

Salvamar – Para melhor atender aos banhistas no trecho de praia entre Jardim de Alah e Ipitanga, a Salvamar atuará com 130 salva-vidas e fará a distribuição de cerca de 500 pulseirinhas para identificação de crianças serão distribuídas nos postos salva-vidas 1, 2 e 3, localizados na Praia de Piatã, considerado um dos pontos mais perigosos da orla da capital baiana. As crianças também ganharam doces e guloseimas no momento da entrega das pulseiras.

Comércio informal – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) irá realizar monitoramento e ordenamento dos ambulantes nos espaços públicos. Os mercados municipais administrados pela secretaria irão funcionar na quinta-feira (12), das 6h às 14h. Já na sexta-feira (13) e no sábado (14) ocorrerá em horário normal. No domingo (15) e segunda (16), quando é celebrado o Dia do Comerciário, o funcionamento será até as 14h.

Manutenção – O setor administrativo funciona até esta quarta-feira (11), retornando na segunda (16). Os serviços da Operação Tapa Buracos e de manutenção do sistema de drenagem estarão suspensos apenas nesta quinta-feira (12) e terão programação normal na sexta (13), além de equipes escaladas em plantões no sábado (14) e no domingo (15).

Já as equipes de manutenção de áreas verdes, responsáveis pelas ações podas e supressões de vegetais, terão escala diferenciada, com a realização de serviços também no feriado, além de equipes escaladas para plantões no fim de semana e ações noturnas.

Prefeitura-Bairro – Estarão fechadas nesta quinta (12) e sexta-feira (13), voltando ao funcionamento normal na segunda-feira (16).

Ouvidoria – O serviço do Fala Salvador 156 funciona normalmente 24 horas, todos os dias.

Limpeza – Os serviços da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) seguem no feriadão, com reforço em locais específicos da cidade na quinta-feira (12), como o Parque da Cidade (Itaigara), o Parque dos Ventos (Boca do Rio), a Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba) e as proximidades do Zoológico de Salvador (Ondina).

Guarda Municipal – As ações da Guarda Civil Municipal (GCM) serão intensificadas no Parque da Cidade, no Itaigara, e também será realizado patrulhamento preventivo no Farol da Barra e outros espaços públicos, como a Praça do Campo Grande e o Parque dos Ventos. A GCM também acompanha o calendário de eventos e atracamento de navios turísticos que chegam à capital durante o período.

A instituição contará com 400 agentes circulando em motos e viaturas, além de patrulhamento a pé. Esse efetivo será alocado nos mais diversos pontos da cidade, garantindo a segurança e manutenção da ordem, desenvolvendo ações de prevenção à violência, proteção dos equipamentos públicos e suporte aos demais órgãos municipais. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados