SMS celebra Dia Mundial da Saúde Mental com ação no Dique do Tororó

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta terça-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu os usuários dos 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Dique do Tororó. Na ocasião, o público conferiu uma apresentação especial da Banda Caps.

Cerca de 70 pacientes participaram da atividade, onde compartilharam as próprias experiências e tiveram momentos de orientações, diálogo e convivência. Considerando o conjunto de cuidados do corpo e da mente, os profissionais também proporcionaram atividades físicas, com alongamentos, dança e meditação.

Há mais de 17 anos sendo assistido pelo Caps São Caetano, José Jorge Pinto destacou a importância do acolhimento na rede e de oportunidades como essa. “Tudo mudou desde que iniciei esse acompanhamento, pois no Caps encontro muito do que preciso, principalmente, a musicalidade, que gosto bastante. Aqui estamos confraternizando com alegria e música, o que está me fazendo muito bem e aos meus amigos”, disse.

Outro participante animado com as atividades foi Patrick Nunes, também do Caps São Caetano. “Muito especial esse momento. Me sinto muito melhor desde que passei a fazer parte da rede, onde participo de esportes e atividades de música, como essa”, afirmou.

O presidente da Associação Metamorfose Ambulante, Eduardo Cáliga, ressaltou a importância da garantia dos direitos das pessoas em sofrimento mental. “Enquanto usuário da rede e ativista da luta antimanicomial, considero esse dia muito importante, pois é de lazer, de celebração ao cuidado com a saúde mental. Nessa manhã, dizemos que podemos estar em qualquer lugar além das paredes do Caps, que é possível estarmos na rua e convivermos com as demais pessoas”.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, declarou que ações como essa são de grande relevância para a socialização dos cidadãos. “E hoje, neste dia tão importante para o fortalecimento da atenção à saúde mental, estamos aqui proporcionando um cuidado ampliado, com alegria e humanização”, pontuou.

O gerente do CAPS São Caetano e um dos organizadores da atividade, Pablo Miranda, destacou o objetivo da ação e os efeitos positivos para os acolhidos. “Reunimos todos os nossos usuários para essa apresentação da Banda Caps, que é composta por acolhidos na nossa rede de Atenção Psicossocial, e também os profissionais que atuam diretamente com eles, visando reintegrar esses usuários à sociedade. Um momento oportuno de reflexões, capaz de ajudar a transformar essas vidas, já que muitas dessas pessoas são excluídas da sociedade e nós temos essa função, de fazer com que se sintam parte do todo”, avaliou. Foto: Paulo Almeida/SMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados