Ministério da Cultura prorroga prazo para inscrição em editais culturais

O prazo agora é até o dia 16 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal

O Ministério da Cultura prorrogou o prazo de inscrição nos editais: Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti e Cultura Viva – Fomento à Pontões de Cultura.

O prazo agora é até o dia 16 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal.

O Prêmio Cultura Viva – Sérgio Mamberti vai contemplar 1.117 iniciativas culturais, por meio do reconhecimento da relevante contribuição dos agentes culturais que promovem a preservação, valorização e a difusão da diversidade cultural, bem como fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais.

Os editais somam mais de R$61 milhões de reais. Eles estão voltados a apoiar segmentos que lutam pela igualdade de gênero, raça e etnia; pela integração da saúde com a cultura; pela contribuição para a inclusão social, o combate ao preconceito e a todas as formas de discriminação e intolerância; e pela garantia dos direitos culturais dos brasileiros.

O objetivo é potencializar a política nacional de cultura viva, valorizar e fortalecer as culturas populares, tradicionais e a diversidade cultural.

Podem concorrer agentes culturais, pessoas físicas, grupos ou coletivos culturais e instituições privadas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, reforça o comunicado da prorrogação do prazo de inscrição nos editais e convoca agentes culturais de todo o Brasil a estarem juntos à política nacional cultura viva. “Olá comunidade cultural. Quem fala aqui é Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Estamos comunicando a todos vocês que as inscrições dos Editais Cultura Viva estão prorrogadas até o dia 16 de outubro. Acesse o site do Ministério da Cultura e tenha as informações. As inscrições podem ser feitas pelo mapas.cultura.gov.br, onde você terá todas as informações. O edital Sérgio Mamberti irá premiar 1.117 iniciativas em todo o Brasil nas áreas de cultura populares e tradicionais, culturas indígenas, diversidade e pontos de cultura.  O edital de fomento aos 46 Pontões irá acontecer em todos os estados e, também, para as redes nacionais. Participe e esteja conosco na política nacional cultura viva que reconhece e valoriza a cultura que é feita na sua comunidade”.

O Edital Cultura Viva – Sérgio Mamberti, prevê quatro prêmios culturais. Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo. Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina,  Prêmio Diversidade Cultural e o Prêmio Pontos de Cultura Viva, que visa reconhecer e certificar os pontos de cultura pela atuação em rede, troca de experiências, articulação de atividades culturais e formação de outros fazedores de cultura.

Já o edital de fomento à pontões de cultura tem como objetivo selecionar 46 projetos para celebrar termo de compromisso cultural com pontões de cultura.

Os equipamentos devem ter pelo menos três anos de constituição jurídica e de experiência no mesmo objeto ou objeto similar, para desenvolver, articular e dar continuidade a ações culturais das redes de pontos de cultura relevantes para a diversidade cultural brasileira. E também para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva no Brasil.

O prazo de inscrição nos Editais de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti e Cultura Viva – fomento à pontões de cultura é até o dia 16 de outubro. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal.

Outras informações podem ser obtidas na página do Ministério da Cultura. (Brasil 61)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados