DIA DAS CRIANÇAS – Residência de Audiovisual destaca importância de visibilizar as infâncias trans

Durante o processo, vídeos produzidos pela diversidade que compõem a comunidade trans, farão parte de uma campanha digital lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro de 2023

Acontece até dia 6 de outubro, em Salvador, Bahia, um evento inédito, que traz no centro do debate a visibilidade e o respeito às infâncias trans. A “Residência de Produção Audiovisual”, que ocorre no âmbito do 1º Encontro Artivista Transfeminista, na sede do Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), fruto da parceria da organização com a Casa Chama, irá finalizar com a produção de vídeos sobre o assunto que farão parte de uma campanha digital lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro de 2023 em Sao Paulo.

O evento em Salvador, cidade escolhida para sediar o primeiro encontro, selecionou para a residência participantes que refletem diversidade da comunidade trans brasileira, que inclui 80% de pessoas negras e mais de 50% transmasculinos.

“A importância desse projeto reside em sua missão dedicada de trazer à tona as vozes muitas vezes silenciadas das crianças trans. Através da arte e da criação visual, a residência buscará destacar as experiências únicas e os desafios enfrentados por essas crianças em nossa sociedade”, destaca Viviane Ferreira, diretora d o iAMO. Ao trabalhar esse tema com foco na infância, a residência se compromete a criar narrativas que não apenas eduquem, mas também promovam a empatia e a compreensão.

A iniciativa é uma resposta à necessidade de conscientizar a sociedade sobre as realidades das infâncias trans e de criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso. Por meio da colaboração entre talentosos residentes e mentores, as pessoas participantes desta residência têm o desafio de produzir vídeos com histórias autênticas.

“O compromisso da Casa Chama e do iAMO em criar um cenário mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas trans é evidenciado por essa residência. É um passo significativo em direção a um futuro onde todas as crianças, independentemente de sua identidade de gênero, possam crescer em um mundo que as aceita e as valoriza plenamente”, conclui Viviane Ferreira.

O evento é uma celebração da arte como uma ferramenta poderosa para promover a mudança social. Ao final desta jornada, espera-se que os vídeos produzidos, que farão parte de uma campanha digital lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro de 2023, durante o lançamento da nova sede da Casa Chama, em São Paulo, tenham um impacto duradouro na promoção da conscientização e na construção de um mundo acolhedor para todas as crianças, independente de sua identidade de gênero. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados