Agentes de saúde de Salvador participam de curso sobre aleitamento materno

Mais de 30 agentes comunitários de saúde que atuam no Distrito Sanitário Cabula/Beiru participaram de um curso sobre sobre aleitamento materno, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta quarta-feira (4). A atividade aconteceu no Centro de Atenção à Saúde (CAS), situado na Avenida ACM.

A capacitação segue até o próximo dia 24 e oferecerá certificação ao final das 40 horas de atividade. A ação tem o objetivo de qualificar os profissionais para que auxiliem na proteção, apoio, incentivo e fortalecimento do aleitamento materno para as mulheres que acessam os serviços da atenção básica de saúde.

A palestra abordou temas sobre os benefícios do aleitamento, técnica de coleta, paternidade cuidadora, rede de apoio, amamentação das pessoas transexuais, além da distribuição de folhetos e lanche. Para a nutricionista da SMS, Débora Mônica Santana, as orientações são importantes desde a gestação, para que a pessoa lactante tenha sucesso nesse processo junto ao bebê.

Morador da Saramandaia, o agente comunitário de saúde Jaime Bispo, de 38 anos, relatou o apoio que deu à sua esposa no período da amamentação e pontuou a importância do curso. “Essa capacitação vai me ajudar ainda mais a orientar os meus familiares sobre os cuidados da amamentação e como essa prática pode ser importante para a população”, disse.

Legislação – A lei 11.265/2006, da Norma Brasileira de Comercialização para Lactantes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças recém-nascidas até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. O documento traz instruções para assegurar o uso apropriado desses produtos, de forma que não ocorra interferência na prática do aleitamento materno. Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados