Salvador recebe 6ª edição do NASA Space Apps Challenge a partir desta quarta (4)

Salvador, pelo 6º ano consecutivo, recebe o NASA Space Apps Challenge, maratona de inovação internacional que visa incentivar a colaboração entre governos, acadêmicos, empresas privadas, agências espaciais e o público em geral. A iniciativa irá acontecer em formato presencial, de sexta-feira (6) a domingo (8), na Unijorge Campus Paralela, e conta com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). A prévia do evento acontece nesta quarta-feira (4), às 18h, com a realização do Nasa Talks – Como usar a Inteligência artificial nos projetos NASA Space Apps Challenge.

O Nasa Talks será ministrado pelo CEO das startups Respect.IT e N1B (No One Behind), Sidney Matos, que vai abordar a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativas. A atividade será transmitida no canal do Space Terra no YouTube (www.youtube.com/c/SpaceTerra).

“O maior objetivo é reunir interessados que desejam atuar em equipes para resolver problemas reais da humanidade, em busca de soluções criativas e inovadoras para o meio ambiente do planeta, e de temas espaciais. Nesses seis anos de realização, o Nasa Salvador tem deixado um legado para a cidade, ajudando a projetar a capital baiana no circuito nacional e internacional da inovação e tecnologia e criatividade”, declara Leka Hattori, representante da Nasa para este evento.

Funcionamento – Os participantes, já selecionados, terão a oportunidade única de trabalhar com dados reais da Nasa e propor soluções inovadoras para uma variedade de desafios propostos pela agência espacial. Os desafios abrangem diversas áreas, incluindo ciência cidadã, software, hardware, visualização de dados e arte.

Após a prévia desta quarta-feira (4), a abertura oficial será realizada na sexta-feira (6) e as equipes vão atuar nos projetos no sábado (7) e domingo (8). O júri local para seleção dos projetos que seguirão na etapa mundial acontece na segunda-feira (9). O evento é gratuito ao participante.

Parceria – O diretor de Inovação na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, Luis Gaban, destaca que o evento é uma parceria muito forte que Prefeitura tem desenvolvido com a Nasa desde 2018. “Trabalhamos sempre no que há de mais moderno, mais inovador para a discussão da tecnologia. Estamos satisfeitos porque nosso calendário de atividades contempla ações ao longo do ano, principalmente dentro das escolas municipais com a própria equipe da Nasa levando desafios. Nosso papel é levar para as pessoas da nossa cidade oportunidades e conhecimento para que possam abrir a cabeça e colocar sua criatividade para melhorar a vida”, diz.

O NASA Space Apps Challenge também conta com o patrocínio da Unijorge e do Banco do Nordeste, parceria do Sebrae, Village Marcas e Patentes e Tecno Jr, e apoio institucional do Consulado EUA Rio, da Associação Baiana de Startups (Abas) e Gt Group. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas na página @nasa_spaceapps_salvador no Instagram ou pelo site https://salvador.spaceterra.org/. Foto: Divulgação/Nasa

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados