Salvador está entre os dez municípios brasileiros que mais geraram emprego em 2023

No levantamento do Cadastro Geral de Dados de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade de Salvador registrou, no agregado deste ano de 2023, a criação de 13.562 empregos formais, sendo 3.724 contabilizados no mês de agosto. Estes dados posicionam a capital baiana entre os dez municípios que mais criaram empregos no país, ocupando a segunda posição no Nordeste.

O setor de serviços foi o que mais se destacou no período de janeiro a agosto, registrando 12.811 postos formais. Deste total, os segmentos que mais contribuíram foram de saúde (2.719) educação (2.694) e atividades administrativas (2.248).

Ainda, segundo o Caged, no acumulado do ano, o setor de construção criou 1.020 empregos formais, seguido da indústria com 815 postos de trabalho gerados. Já a atividade comercial registrou perda de 1.097 postos de trabalho, entretanto apresentou a criação de 391 postos apenas no mês de agosto.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, a adoção de medidas da Prefeitura para o fortalecimento do cenário econômico de Salvador vem contribuindo para geração de empregos formais. “Temos trabalhado diariamente, desenvolvendo um conjunto de ações que visam melhorar o ambiente de negócios e que vem causando impactos positivos à economia da cidade”, explica a secretária.

Dentre as iniciativas estão a instituição dos decretos de Liberdade Econômica, imbuído de normas de proteção à livre iniciativa e fomento ao livre exercício de atividade econômica, e de alteração da categoria de risco de produção de diversos setores, para obtenção do licenciamento automático. A intenção é promover a simplificação do processo de abertura de empresas, com redução da burocracia da gestão pública e, consequentemente, contribuindo à criação de oportunidades de empregos. Foto: Bruno Concha-Secom-PMS.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados