Outubro Rosa | Campanha Ligadas por Fios arrecada mechas de cabelo, bonés e turbantes para pacientes com câncer de mama

O Outubro Rosa, movimento internacional que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tem uma importante aliada na Bahia: a campanha Ligadas por Fios. A iniciativa, que teve sua 4ª edição lançada nesta segunda-feira (2), no Shopping da Bahia, é realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), em parceria com o Instituto Amor em Mechas, e recebe doações durante todo o mês.

O evento contou com a presença da primeira-dama da Bahia e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a professora Tatiana Velloso, que aproveitou a ação para doar uma mecha de cabelo à campanha. Ainda estiveram presentes no lançamento da ação a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araujo, o subsecretário de Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e a superintendente de Prevenção à Violência, tenente-coronel Denice Santiago. Outras autoridades, forças da segurança, parceiros e beneficiadas pela campanha também prestigiaram a ação.

O subsecretário da SSP-BA destaca o alcance e reflexo da ação na vida de pacientes que lutam contra o câncer de mama: “é uma campanha linda, que nutre amor e difunde isso. Nos anos anteriores, a campanha arrecadou mais de 250 quilos de cabelos, que, só na Bahia, trouxeram uma energia, uma ressignificação, para 260 mulheres baianas através dos kits do amor, que contém uma peruca e insumos de beleza, para que elas, naquele momento de dor e quando elas estão lutando contra a doença, possam ter uma sessão de carinho”.

A campanha consiste na doação voluntária de mechas de cabelos, bonés, lenços e turbantes novos e conta com o apoio de servidores da SSP-BA e das forças policiais. As doações podem ser feitas, em Salvador, no Shopping da Bahia e, no interior, nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA), Departamento de Polícia Técnica (DPTBA), Polícia Civil (PCBA) e Polícia Militar (PMBA).

A campanha, conforme lembra Denice Santiago, tem dupla função: “primeiro, incentivar cada servidor, cada servidora da SSP a se cuidar e pautar o Outubro Rosa, tão emblemático pra gente neste momento. Mas, também, para arrecadar mechas de cabelo, lenços, bonés, turbantes para compor, em parceria com o Instituto Amor em Mechas, kits de autoestima, que são entregues às mulheres em tratamento de câncer, de forma gratuita, em uma parceria com o Hospital da Mulher”.

A trancista e idealizadora do projeto Africanidades Afromeji, Verônika Sant’tana, perdeu uma irmã, aos 34 anos, para o câncer de mama e, seis meses depois, foi diagnóstica com a mesma doença. Hoje, curada, ela é parceira da ‘Ligadas por Fios’ e colabora para a autoestima daquelas que estão em tratamento contra o câncer. “É muito gratificante poder fazer parte da campanha, apresentando essa oficina de turbante para essas mulheres. Durante o tratamento a gente fica carequinha, mas depois o cabelo cresce, e, nesse período, muitas pessoas usam o método do turbante de uma maneira muito simples, fazendo vários amarrações, tipo uma flor, um laço”, conta. Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados