Queijos artesanais produzidos em unidade de beneficiamento de leite de cabra no Semiárido baiano são premiados nacionalmente

Na comunidade Poço de Fora, município baiano de Curaçá, a produção de queijos artesanais de leite de cabra é inovadora e tem assegurado ampliação de mercado e reconhecimento nacional. A Cooperativa Capribéee, formada por produtores e produtoras dos laticínios Mãos de Campo de Jaguarari e Sabor do Sertão de Curaçá produz queijos de massa fresca, queijo fresco, queijos maturados e ricota.

Os bons frutos dessa parceria foram alavancados após o apoio do Governo do Estado por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Com um investimento de R$ 360 mil, o Estado forneceu equipamentos e um veículo para ajudar na logística da cooperativa, que tem uma cartela de clientes no interior e um mercado mais amplo na capital baiana. São 72 famílias que asseguram renda a partir do trabalho na agroindústria, com capacidade para processar até 500 litros de leite por dia.

“Com o apoio de Pró-Seminário, nossa Cooperativa cresceu em vários sentidos: facilitou a produção em larga escala, o escoamento da produção e a economia da energia. Hoje, podemos produzir mais queijos maturados e acredito que nos impulsionou a ter mais determinação e conseguir chegar a quatro prêmios em Blumenau, em julho deste ano”, destacou a presidenta da Capribéee, Eugênia Ribeiro Félix.

A Capribéee participou do VI Concurso Prêmio Queijo Brasil, realizado de 7 a 10 de julho na cidade de Blumenau-SC, onde foram premiados quatro queijos: o queijo Boursin, com medalha de ouro; o chevrotin, com prata; o Buchette de carvão vegetal, com bronze; e o capela tradicional, com prata. Na competição, a Bahia ganhou 35 medalhas.

“Esse prêmio nos fez acreditar que somos capazes de chegar mais longe e fazer com que nossa caprinocultura se torne mais fortalecida e que nossos produtores possam prosperar cada vez mais”, salientou Eugênia que lembrou ainda que em 2022, a cooperativa teve seu primeiro queijo premiado: o tipo chevrotin.

O reconhecimento aconteceu durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, no município de Vitória da Conquista. Embora não tenha recebido prêmio, o carro-chefe da Capribéee é o queijo Petit Fromage, mas para além dos queijos eles trabalham ainda com a produção de iogurtes de umbu, abacaxi, morango e graviola, além de licores. Foto: Divulgação / CAR

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados