Turismo de base comunitária valoriza a cultura quilombola do Baixo Sul da Bahia

Um lugar que reflete as belezas e a história das comunidades remanescentes de quilombolas do Baixo Sul da Bahia. Esse é o Quilombo Jatimane, localizado em Nilo Peçanha, um local que hoje oferece um serviço de turismo de base comunitária com diversos atrativos para uma vivência completa e enriquecedora do ponto de vista histórico e cultural.

São três roteiros que podem ser vivenciados pelos turistas, com restaurantes e pousada em uma rede solidária de turismo. O roteiro ‘Tradição do Quilombo’ traz a história viva do quilombo, a partir do extrativismo e da transformação da piaçava em biojoas e cestaria, com visita ao ateliê das artesãs; o roteiro ‘Ecológico’ tem a vivência no Jardim Sensorial, onde as pessoas são vendadas e estimuladas ao convívio com as plantas através dos outros sentidos e a trilha ecológica, que conta ainda com banho de cachoeira; e o roteiro ‘Águas do Quilombo’, que apresenta a tradição local da pesca com passeios de canoa pelos manguezais.

Toda essa diversidade de atrativos está sendo oportunizada a partir dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Os recursos do projeto foram destinados à construção de barragem para o fornecimento de água para toda a comunidade, equipamentos para a manutenção e o aprimoramento do Jardim Sensorial, na embarcação para viabilizar o roteiro Águas do Quilombo, equipamentos de proteção individual (EPI) para os condutores dos roteiros, itens para decoração do receptivo, construção de ponte para aprimorar a trilha ecológica, além de um site que está em construção para favorecer a divulgação do turismo em Jatimane.

A reestruturação do turismo de base comunitária, a partir dessas novas ações, já impacta na renda e na valorização da história das famílias da comunidade. A presidente da Associação Comunitária do Quilombo Jatimane, Eleildes Rosário, comenta as mudanças. “O Bahia Produtiva significou para a gente o avanço do nosso artesanato, do turismo de base comunitária e o fortalecimento dos empreendimentos da comunidade”, ressalta.

A quilombola Jéssica do Rosário, responsável pelos contatos com os turistas, comemora os resultados das visitas. “O meu sonho é levar Jatimane para o mundo sem precisar sair dele, vivendo diretamente com o turismo e o artesanato da piaçava. A gente já recebeu grupo de 100 pessoas em um fim de semana. Agora, estamos trabalhando a divulgação com o nosso site, que é onde vamos comercializar nossos pacotes turísticos e o artesanato”, informa.

A artesã Camila da Luz sonha em viver apenas do turismo de base comunitária. “O Bahia Produtiva veio para somar ainda mais com o que a gente já vinha realizando com o artesanato. Hoje, produzo colares e brincos com o material do coco da piaçava e já dá para complementar a renda”, analisou.

Para saber mais informações sobre o Quilombo Jatimane, acesse as redes sociais @turismodejatimane e o contato 71 98365-6127. Foto: Rafael Barreto/CAR-GOVBA

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados