Ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha inicia atendimentos nesta sexta (29) em Pojuca

O ônibus de saúde da mulher da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia vai iniciar os atendimentos a mulheres do estado nesta sexta-feira (29), em Pojuca, na região metropolitana de Salvador. O veículo é fruto de uma parceria da Cruz Vermelha com a Mercedes-Benz e tem a meta de realizar 120 mil atendimentos em um ano em diversos municípios baianos.

O veículo é equipado com um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia e vai levar serviços à população carente e em situação de vulnerabilidade, contribuindo com o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero no território baiano, na faixa etária de sua maior incidência nos municípios do estado.

A unidade móvel ficará entre sexta (29) e domingo (1º) na Associação Idealista de Pojuca (AIP), na Praça ACM. Os atendimentos serão iniciados a partir das 7h e são totalmente gratuitos. Para ter acesso aos serviços, é preciso realizar um pré-agendamento por meio do site cruzvermelhabahia.com.br.

O serviço vai percorrer diversos municípios baianos durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, mas vai ocorrer também ao longo dos próximos meses, como explica o coordenador estadual da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia, Eduardo Umbelino.

“Nosso lema é que o Outubro Rosa é o ano inteiro. O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. No entanto, é fundamental compreender que grande parte dessas tragédias poderia ser evitada por meio de ações preventivas e da detecção precoce da doença. A prevenção é a chave para reduzir a incidência e minimizar o impacto devastador que o câncer de mama pode causar nas vidas de tantas famílias”, destacou.

Entre as mulheres, o câncer de mama é o que tem mais incidência no Brasil, com 30% dos casos. A cada 100 mil mulheres, pelo menos 15 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados. A unidade móvel de saúde está preparada para acolher, atender e entregar os resultados clínicos em até três dias.

A agenda do ônibus de saúde da mulher será divulgada nos próximos dias. Os atendimentos serão realizados em parcerias com prefeituras, por meio das secretarias municipais de saúde, e também com organizações não governamentais.

Sobre a Cruz Vermelha – A Cruz Vermelha Brasileira é uma entidade sem fins lucrativos que atua em diversas áreas, como saúde, assistência humanitária e ações sociais. A entidade conta com uma rede de voluntários e profissionais capacitados para atuar em situações de emergência e desastres naturais, prestando assistência e apoio à população afetada. A parceria com o governo é fundamental para garantir a efetividade das ações desenvolvidas pela entidade. Fotos: Divulgação/ Cruz Vermelha

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados