Idosos do Abrigo D. Pedro II curtem caruru em homenagem a São Cosme e São Damião

Um tradicional caruru em alusão a São Cosme e São Damião animou os idosos do Abrigo Dom Pedro II nesta quarta-feira (27), data em que se celebram os santos gêmeos. O espaço em Piatã, que é administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), reuniu os acolhidos para o almoço e, também, para atividades de lazer e música.

O cardápio contou com caruru, feijão fradinho, arroz, farofa de dendê, xinxim de frango, banana da terra frita, refrigerante e sobremesa. Durante o momento de descontração, que contou com várias músicas para animá-los, os acolhidos aprovaram o menu, que faz parte do início das celebrações pelo Dia Internacional do Idoso, no domingo (1º).

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou que essas atividades são preparadas de forma a proporcionar momentos de descontração e lazer para os assistidos pela Prefeitura de Salvador.

“É levada em conta a tradição, mas muito mais importante para nós é que eles possam usufruir de um cardápio diferenciado, com uma iguaria que tanto gostam, com toda alegria e conforto, proporcionando um momento especial para o fortalecimento de vínculos”, frisou o gestor.

O abrigado Edvaldo dos Santos, de 84 anos, completará cinco anos no abrigo em dezembro. “Eu gosto desses eventos, mas não tenho costume de comer comida muito pesada. Vou comer hoje com o pessoal, porque gosto desses eventos, acho legal ter um cardápio diferenciado de vez em quando. Celebrar é sempre importante”, disse.

O idoso Reinaldo Pereira, de 76 anos, está há dois meses na casa e participou pela primeira vez de um evento especial no abrigo. “Eu não costumava participar de eventos assim, me comportava de outra forma, mas aqui é diferente. Gostei desse almoço”, contou.

Conhecida no Dom Pedro II por sua descontração, a abrigada Lucia Maria Peçanha, de 81 anos, já tem mais de cinco anos morando no espaço. “Estou bem feliz, essa programação com caruru é muito legal, para mim é tudo. E eu adoro comida baiana, é muito gostoso”, afirmou ela.

A coordenadora do abrigo, Valéria Souza, conta que o menu é servido ‘como manda o figurino’: “Sempre celebramos Cosme e Damião, e eles dão o cardápio seguindo a tradição. Todo ano a gente traz esse caruru para dar início ao Dia Internacional do Idoso. As comemorações seguem na segunda-feira (2) com um baile e apresentação deles, e hoje já celebramos com esse almoço”, afirma.

Para Valéria, trazer essa atividade para os idosos é uma forma de agradar a todos. “Como alguns não têm família, e muitos deles já comemoravam, iam para a missa, e comiam o caruru na data, a gente faz para agradar. Vamos adequando, mas sempre celebrando momentos especiais, como Semana Santa, São João, Dia dos Pais, Dia das Mães, e o Dia do Idoso, que será celebrado durante todo o mês de outubro até o início de novembro. Eles merecem”, disse. Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados