Ibram lança plataforma online para consulta a acervos de museus

A Brasiliana Museus foi lançada com mais de 20 mil itens digitalizados de 21 museus brasileiros

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, lançou a Brasiliana Museus, uma plataformar online para conectar acervos e disponibilizá-los ao público, de forma gratuita.

Quem quiser conhecer a Brasiliana, pode acessar o site brasiliana.museus.gov.br. 

A iniciativa é um esforço para democratizar a cultura por meio da transformação digital. Já estão disponíveis mais de 20 mil obras de 21 museus brasileiros. 

A Brasiliana Museus permite explorar e pesquisar coleções, promovendo pluralidade e diversidade. A ferramenta abarca diferentes regiões do país, épocas históricas e áreas do conhecimento. 

De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, a plataforma é uma ferramenta fundamental para o mundo dos museus.

SONORA FERNANDA CASTRO

“A plataforma Brasiliana Museus é uma ferramenta fundamental pro mundo dos museus. Permite a divulgação dos museus brasileiros, a troca entre instituições a realização de pesquisas integradas entre as instituições e acervos de museus, bibliotecas e arquivos. Os     visitantes podem conhecer os museus a distância e compartilhar em suas redes sociais, criando engajamento e valorização dessas instituições. Também é uma importante estratégia de preservação e gestão de risco, já que permite que, num lugar seguro, todos os registros sobre os bens culturais estejam presentes. Nós lançamos a plataforma no Museu do Ipiranga junto com 20 museus do Ibram e mais quatro museus externos que aderiram. E nós queremos alcançar todos os mais de quatro mil museus e pontos de memória que existem no país. O que vai democratizar o acesso e aumentar os lanços entre essas instituições e a sociedade.”

A Brasiliana Museus, plataforma online gratuita para conectar e disponibilizar ao público acervos de museus brasileiros, conta com serviço de busca integrada e curadorias temáticas. 

Isso permite, por exemplo, que um usuário faça pesquisa de obras de diferentes museus sobre um mesmo assunto e, também, escolha conteúdos específicos.

Brasiliana Museus foi criada em parceria enro o Ibram e a Universidade Federal de Goiás, como resultado do fomento ao projeto de pesquisa Tainacan. 

A ferramenta foi desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência de Redes, sediado na Universidade de Brasília e liga ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB. 

A iniciativa é um esforço de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para criação de uma solução de software livre que funcione como um coletador, agregador e ainda um difusor de objetos culturais de museus brasileiros, no ambiente virtual. 

Para conhecer a plataforma, é só digita brasiliana.museus.gov.br na internet. (Brasil 61) Foto: Diego di Niglio/Museu da Abolição

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados