Residência Artística em Salvador destaca importância de visibilizar as infâncias trans

Vídeos farão parte de uma campanha digital lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro de 2023

Acontece nos meses de setembro e outubro, em Salvador, Bahia, um evento inédito, que traz no centro do debate a visibilidade e o respeito às infâncias trans. A “Residência de Produção Audiovisual”, que ocorre no âmbito do 1º Encontro Artivista Transfeminista, está marcado para ocorrer de 25 de setembro a 06 de outubro de 2023, na sede do Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), e fruto da parceria da organização com a Casa Chama.

“A importância desse projeto reside em sua missão dedicada de trazer à tona as vozes muitas vezes silenciadas das crianças trans. Através da arte e da criação visual, a residência buscará destacar as experiências únicas e os desafios enfrentados por essas crianças em nossa sociedade”, destaca Viviane Ferreira, diretora d o iAMO. Ao trabalhar esse tema com foco na infância, a residência se compromete a criar narrativas que não apenas eduquem, mas também promovam a empatia e a compreensão.

A iniciativa é uma resposta à necessidade de conscientizar a sociedade sobre as realidades das infâncias trans e de criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso. Por meio da colaboração entre talentosos residentes e mentores, as pessoas participantes desta residência têm o desafio de produzir vídeos com histórias autênticas.

“O compromisso da Casa Chama e do iAMO em criar um cenário mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas trans é evidenciado por essa residência. É um passo significativo em direção a um futuro onde todas as crianças, independentemente de sua identidade de gênero, possam crescer em um mundo que as aceita e as valoriza plenamente”, conclui Viviane Ferreira.

O evento é uma celebração da arte como uma ferramenta poderosa para promover a mudança social. Ao final desta jornada, espera-se que os vídeos produzidos, que farão parte de uma campanha digital lançada no Dia das Crianças, 12 de outubro de 2023, durante o lançamento da nova sede da Casa Chama, em São Paulo, tenham um impacto duradouro na promoção da conscientização e na construção de um mundo acolhedor para todas as crianças, independente de sua identidade de gênero. Foto: Divulgação

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados