Salvador recebe o maior evento de robótica da América Latina

“Robótica 2023” acontece em outubro, no Centro de Convenções e reúne competições, mostra e congressos da área

Entre os dias 7 e 12 de outubro, Salvador será sede do maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina: o Robótica 2023. São esperados mais de dois mil pesquisadores e estudantes, que vão participar das três competições que compõem o “Robótica”: a Mostra Nacional de Robótica, a Competição Brasileira de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, além de congressos e workshops para estudantes e profissionais da área. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador, com entrada gratuita ao público a partir das 13hs do dia 8/10.

O Robótica 2023 é promovido pela RoboCup Brasil com realização da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, e tem organização do ACSO – UNEB em parceria com o Governo do Estado da Bahia. O prefeito Bruno Reis, ressaltou a importância de a cidade receber um evento como este “A vinda de um evento deste porte, com participantes do Brasil inteiro, para Salvador, é resultado de nossos esforços para consolidar nossa cidade como um polo de conhecimento e inovação do Brasil. O Robótica proporcionará aos estudantes uma experiência enriquecedora e inspiradora e deixará um legado duradouro em nossa cidade, estimulando o progresso tecnológico em Salvador”.

A edição deste ano terá formato híbrido, com competições disputadas por equipes presenciais e de participação remota, permitindo a participação, inclusive, de equipes estrangeiras. De acordo com o coordenador do evento, professor Marco Simões, a expectativa é que dez mil pessoas visitem o CCS. “Nosso objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e inspiradora, aproximando-os das mais avançadas tecnologias e estimulando o interesse pela ciência e tecnologia. Estamos comprometidos com iniciativas que impulsionem o desenvolvimento educacional e tecnológico de nossa cidade e de nosso estado, e a parceria entre a Prefeitura de Salvador, a UNEB e a RoboCup Brasi, com o apoio do governo do Estado da Bahia,l são um passo significativo nessa direção. Tenho certeza de que o Robótica 2023 será um marco na história de Salvador, contribuindo para o crescimento intelectual de nossos jovens e para o avanço tecnológico da nossa sociedade.”

Com participantes do Brasil inteiro e alguns países da América Latina, o “Robótica 2023” deve impactar os negócios de mais de 20 segmentos econômicos como hotéis, comércio, bares, restaurantes, transporte, entre outros.

O que é o Robótica 2023

O Robótica é um dos maiores e mais importantes eventos da área da América Latina. Ele reúne competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países. O Robótica 2023 é formado pelos seguintes subeventos:

● Competição Brasileira de Robótica (CBR)

● IEEE Latin American Robotics Competition (LARC)

● Mostra Nacional de Robótica (MNR)

● Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Além dos congressos científicos:

● XV Simpósio Brasileiro de Robótica

● XIV Workshop de Robótica Educacional

● Workshop de Teses e Dissertações em Robótica

● Concurso de Teses e Dissertações em Robótica

● IEEE Latin American Robotics Symposium

A Competição Brasileira de Robótica é destinada a pesquisadores estudantes do ensino superior, médio e fundamental e é composta por 16 categorias que reproduzem problemas do cotidiano, onde robôs autônomos (sem qualquer intervenção humana) devem realizar tarefas corretamente. Entre as categorias, estão o futebol de robôs, robôs de serviço domésticos, drones autônomos, entre outras.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que devem montar e programar robôs capazes de realizar o resgate de vítimas em um ambiente simulado. É uma das ligas da competição brasileira de robótica que terá sua final nacional disputada durante o Robótica 2023. Em 2023, mais de cinco mil alunos se inscreveram para essa modalidade.

A Mostra Nacional de Robótica é uma mostra científica para alunos do ensino fundamental ao ensino superior. Os estudantes inscrevem seus projetos, que precisam ser relacionados à robótica, e são convidados a apresentá-los durante o “Robótica”. Todos os trabalhos concorrem a premiações e bolsas de Iniciação Cientifica Junior CNPQ/MNR.

O “Robótica 2023” é realizado pela RoboCup Brasil em parceria com a Secretaria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, com organização da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Este ano, a edição tem patrocínio da Escola Sesi Bahia, Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Infineon, Petrobras, CNPQ, FNDCT, Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo Federal.

Serviço

Robótica 2023 – Competição Brasileira de Robótica, Olimpíada Brasileira de Robótica e Mostra Nacional de Robótica

Quando: 07 a 12 de outubro, das 9h às 22h

Aberto para o público geral a partir das 14h do dia 08/10.

Onde: Centro de Convenções de Salvador

Quanto? Entrada Gratuita
Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados